FecharX

Forró: Dicas para diversão e viagem!

Forrozeando até o sol raiar!



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 204839 forro entre folhas
Estilo já conquistou BH
Redação Sou BH
30/10/15 às 20:50

Gosta de dançar ou de conhecer lugares onde tem dança? Que tal um final de semana regado a um bom Forró pé de serra em BH ou viajar para um lugar mágico?!

Mesmo depois do estouro do estilo forró universitário, por volta do início dos anos 2.000, BH continua com agenda cheia trazendo o que há de melhor da dança pé de serra no Brasil. Toda semana, lugares com alegria e boa música contagiam inúmeras pessoas, na capital. Se você procura algo para se distrair e divertir, temos boas indicações!

Em BH, o forró tem agenda de segunda a segunda, sempre com a presença de ótimo público e com atrações ao vivo ou Djs. Além da banda Falamansa, uma dos maiores representantes do estilo e a vencedora atual do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, outras bandas como a Bicho de Pé, Chama-chuva, Trio Virgulino e Mestrinho sempre estão presentes na capital em casas renomadas, como Alambique e Fundo do Baú.

O forró atrai trios de todo país a BH, mantendo nossa capital com um dos polos do legitimo estilo consagrado pelo rei do Baião, Luiz Gonzaga, que tem como seus instrumentos característicos a sanfona, a zabumba e o triangulo, com músicas que geralmente falam de amor, paixão ou da luta por dias melhores do povo nordestino.

Além disso, a capital é sede de uma das maiores escolas de dança do forró pé de serra do mundo, a “Pé Descalço”, reconhecida internacionalmente. Hoje em dia, é comum encontrarmos nas academias de BH o ensino do forró, garantindo assim a sobrevivência do estilo de dança nordestino nas Gerais.

Pra quem não curte dança, mas adora viajar, o forró também proporciona viagens a lugares maravilhosos, com a Vila de Itaúnas, que é uma agradável vila litorânea no extremo norte do Espírito Santo, quase na divisa com a Bahia, que recebe milhares de turistas todos os anos, não só pelo forró, mas pela beleza da cidade, rica em história. O Parque Nacional do município, criado em 1991, preserva uma variedade de ecossistemas integrados a fauna e a flora, que lhe deu o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco. Além de garantir a preservação do local, o Parque dá aos turistas a oportunidade de conviver de perto com espécimes raros da fauna e flora brasileira. Também, nas famosas Dunas de Itaúnas, anualmente, acontece o Festival de Forró Pé de Serra, onde há competição de dança e apresentação de novos trios de forró. Fica então uma ótima dica de viagem para o próximo feriado!

Se interessou sobre o assunto, não perca a oportunidade de conhecer Itaúnas e de colocar uma sapatilha ou sandália, uma camiseta com bermuda ou, para as mulheres, uma saia rodada, e procure um “forrozim”. Aqui no Sou BH você pode acompanhar a programação das casas de forró na capital e vai se apaixonar por este estilo que traz música boa, relaxa a alma, e cria laços entre as pessoas. Então, “Tome Forró”!