FecharX

Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para novos cursos gratuitos de dança, música e teatro

Processo Seletivo conta com programa de inclusão digital a estudantes em situações de vulnerabilidade socioeconômica para todos os 16 cursos ofertados



Créditos da imagem: Paulo Lacerda
Main escola de dan%c3%a7a do cefart   cr%c3%a9ditos paulo lacerda
Todo o processo seletivo será feito virtualmente, e as inscrições são gratuitas
Redação Sou BH
18/04/21 às 12:09
Atualizado em 18/04/21 às 12:09

Até quarta-feira (21) estão abertas as inscrições para as 409 vagas, distribuídas entre 16 cursos gratuitos das escolas de Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Tecnologias da Cena, do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado.

Todo o processo seletivo será feito virtualmente, e as inscrições são gratuitas. A gerente de ensino do Cefart Piedra Magnani chama a atenção para as possibilidades da formação a partir da modalidade remota, que tem sido adotada por diversas instituições de ensino. 

“O Cefart Virtual possibilitou a formação de outros públicos fora da região metropolitana de Minas Gerais. A modalidade presencial continua sendo, obviamente, a essência dos cursos de arte. Mas não deixamos de destacar a possibilidade de alcance de novos estudantes, até mesmo de outros lugares do Brasil”, destaca. 

Pensando nas possibilidades do ensino remoto, novos cursos regulares de menor duração foram criados. “Com o objetivo de atender diferentes públicos e faixas etárias, quatro novos cursos – dois em Música, um em Dança e um em Teatro – passam a fazer parte do Edital, levando a expertise do Cefart para outros estudantes que não haviam sido atendidos até então pelos cursos tradicionais, abarcando o maior número de demandas sociais de formação artística e cultural de Minas Gerais”.

Vagas e cursos ofertados

  • A Escola de Artes Visuais oferece 120 vagas, sendo distribuídas entre os módulos de Arte e Educação (30), Curadoria (30), Expografia (30) e Produção (30).
  • A Escola de Dança oferece 70 vagas, dividas entre Curso Básico (30), Curso Pré-Técnico (20) e Curso Técnico (20).
  • A Escola de Música, oferece 105 vagas, distribuídas entre Coral Infantojuvenil (15), Curso Básico (25), Curso de Regência de Bandas (45 vagas, sendo 30 vagas para turma Iniciante e outras 15 para turma Intermediária), e Curso de Musicalização para Adultos (20).
  • A Escola de Teatro oferece 34 vagas, ofertadas para Curso Técnico, divididas entre os turnos manhã (8) e noite (6), e para o Curso Laboratório de Investigação Cênica (20).
  • Já a Escola de Tecnologia da Cena oferece 80 vagas, dividas entre os módulos de Auxiliar de Cenotecnia (20), Figurinista (20), Iluminador Cênico (20) e Sonoplasta (20).

Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário do respectivo curso de interesse, disponível neste link: http://fcs.mg.gov.br/eventos/inscricoes-abertas-processo-seletivo-cefart-2021/