FecharX

Fundação Clóvis Salgado prepara ações especiais para seus 50 anos, em 2020

As celebrações terão duração de um ano e acontecerão entre março de 2020 e abril de 2021



Créditos da imagem: Paulo Lacerda
Main foyer do grande teatro 2  capa
Redação Sou BH
19/12/19 às 20:00
Atualizado em 19/12/19 às 20:00

Originário do pensamento do então Prefeito Juscelino Kubitscheck, na década de 40, o Palácio das Artes se consolidou ao longo do tempo como uma das mais importantes instituições culturais da América Latina. O complexo cultural, que hoje está localizado em espaço nobre na região central de Belo Horizonte, foi idealizado de forma pioneira por JK, que encomendou a Oscar Niemeyer um Centro Cultural integrado a um parque, no centro da cidade.

Passados quase 50 anos, agora, a instituição prepara um programa comemorativo para suas cinco décadas, que serão completadas em 2020. As celebrações da Fundação Clóvis Salgado terão duração de um ano e acontecerão entre março de 2020 e abril de 2021. Será realizada uma extensa e plural programação, estruturada nos eixos Memória, Contemporaneidade e Futuro.

Diretrizes como pluralidade, inovação, renovação, acessibilidade, inclusão, democratização, transversalidade, reflexão, fomento e diversidade serão norteadoras da programação. As diversas ações já realizadas terão continuidade e serão potencializadas.

ANO 50 

Além das ações e temáticas previstas nos programas pela FCS, serão realizadas atividades vinculadas à identidade e memória da Fundação e parcerias com os mais importantes agentes da cultura de Minas Gerais. 

Memória FCS

Como parte da pesquisa e registro da memória da Fundação Clóvis Salgado e do Palácio das Artes, serão realizados seminários temáticos, posteriormente organizados em uma série de 50 Podcasts. Registro e difusão da memória da Instituição.

Grupo Corpo

Em comemoração do ano 50 da FCS e do ano 45 do Grupo Corpo, a mais importante Cia de Dança do país oferecerá ao público mineiro uma temporada gratuita em abril de 2020, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, abrindo a programação comemorativa.

Projetos parceiros

Estão em preparação espetáculos, mostras, ações de reflexão e formação com importantes parceiros, como o Grupo Giramundo, que completa 50 anos em 2020, e com o Grupo Ponto de Partida, que completa 40 anos em 2020. Também haverá uma edição especial do Savassi Festival, parceiro há muitos anos da FCS, com o programa Sinfônica Pop, reunindo a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e convidados, Concertos no Parque e ocupação de espaços do Palácio das Artes. Outro projeto parceiro é o Sempre um Papo, com oferta de ampla programação na área de literatura, realizado em teatros do Palácio das Artes.   

Identidade Visual e Comunicação

Alguns projetos encontram-se em desenvolvimento, como a identidade visual para o ano 50, assim como nova sinalização digital dos espaços da FCS e amplo programa estratégico de comunicação.

Mais informações e programação completa no site.