Cultura

Gusttavo Lima e Lagum representam Minas entre indicados ao Grammy Latino

Lista de candidatos ao prêmio inclui ainda Eli Soares e Thalles Roberto


Créditos da imagem: Sony Music/Divulgação
Registros de shows, 'Paraíso Particular' e 'Lagum Ao Vivo' renderam indicações ao ídolo sertanejo e à banda belo-horizontina

Redação Sou BH

|
17/09/24 às 22:03
compartilhe

Dois registros ao vivo, de gêneros musicais distintos, representam os talentos de Minas Gerais entre os candidatos ao Grammy Latino 2024. A lista divulgada pela Academia Latina da Gravação nesta terça-feira (17 de setembro) traz indicações para Gusttavo Lima e a banda Lagum, por discos lançados no ano passado. A entrega da premiação está marcada para 14 de novembro em Miami, nos EUA.

‘Paraíso Particular (Ao Vivo)’, gravado na cidade goiana de Bela Vista, rendeu a Gusttavo Lima uma vaga na disputa pelo Grammy de Melhor Álbum de Música Sertaneja. O mineiro de Presidente Olegário, no Alto Paranaíba, compete com Ana Castela, Simone Mendes, Lauana Prado e Luan Santana. Todos os discos indicados à categoria neste ano são registros de shows.

Já os belo-horizontinos da Lagum entram na competição pelo Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Português. A banda de Pedro Calais, Otávio Cardoso, Jorge Borges e Francisco Jardim foi indicada pelo disco ‘Lagum Ao Vivo’, gravado em São Paulo durante a turnê do álbum de inéditas ‘Depois do Fim’, também lançado no ano passado. Com seu primeiro projeto ao vivo, a Lagum disputa o Grammy com os trabalhos de estúdio recentes de Erasmo Carlos, Ana Frango Elétrico, Jovem Dionisio e Cátia de França. 

Brasil nas principais categorias

Na longa lista de brasileiros que competem na premiação, há indicações às principais categorias do Grammy Latino, como Anitta em Gravação do Ano por ‘Mil Veces’, ou  Xande de Pilares indicado a Melhor Álbum do Ano por ‘Xande Canta Caetano’. A cantora baiana Cacá Magalhães e a banda carioca Os Garotin competem pelo prêmio de Artista Revelação.

Artistas gospel de Minas

A lista de indicados ao Grammy Latino de Melhor Álbum Cristão em Língua Portuguesa também traz artistas mineiros. O cantor e compositor Thalles Roberto compete com o álbum ‘Deixa Vir – Vol II (Ao Vivo). O músico, que já foi da banda de apoio do Jota Quest e tocou com Jamil e Uma Noites, é natural de Passos, no Sul de Minas. Outro representante do estado na categoria é o belo-horizontino Eli Soares, indicado pelo álbum ‘Vida (Ao Vivo)’, gravado no Palácio das Artes.