Cultura

Igualdade e inclusão: museus da Pampulha fazem programação especial em abril

Confira programação gratuita de equipamentos culturais da região da Pampulha, em BH


Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Museu de Arte da Pampulha (MAP) Museu de Arte da Pampulha oferece programação especial em abril; confira

Duda Sperandio

|
07/04/25 às 11:44
compartilhe

Com ações gratuitas que celebram o Mês da Conscientização do Autismo, o Dia dos Povos Indígenas (19), o Dia Mundial da Arte (15) e o Dia Internacional da Dança (29), a programação de abril dos museus da Pampulha, em BH, promovem atividades sobre inclusão, diversidade cultural e valorização das artes.

A agenda integra o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar.

Leia também:

Autismo e inclusão

Até o final do mês, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design exibe a exposição fotográfica “Tem vida lá fora”, de Pedro Pupo. O artista autista capta a vida urbana de São Paulo em imagens que dialogam com a mostra “Maravilha”, de José Manuel Ballester. Com curadoria da Galeria Aut, a exibição pode ser visitada de quarta a domingo, das 10h às 18h.

Celebração da arte

No próximo dia 12, em celebração ao Dia Mundial da Arte, o MAP realiza a caminhada “Pampulha e Paisagem”, que convida o público a percorrer o trajeto entre a Igreja de São Francisco de Assis e o Mirante Bandeirantes. Após a observação da paisagem, cada participante vai representá-la em desenhos.

Já em comemoração ao Dia Mundial do Desenhista, o Museu Casa Kubitschek (MCK) promove a oficina “Pintando como Volpi: Oficina de azulejaria”, no dia 19 de abril. A atividade ensina técnicas de pintura em azulejo e estimula a criação de peças inspiradas no painel que adorna a entrada do museu.

Culturas indígenas

Em 24 de abril, o MCK recebe o Comitê Indígena Mineiro (CIM) para a ação “Letramento Pedagógico e Confraternização Cultural”. A cerimônia, marcada por defumações, partilha de alimentos e homenagens à Terra, será seguida de uma roda de conversa com representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).

Dança no espaço urbano

Por fim, encerrando a programação, o MAP celebra o Dia Internacional da Dança com a intervenção urbana “Parquear Bando”, idealizada pelas coreógrafas Margô Assis e Thembi Rosa. A performance, realizada no dia 27 de abril, convida o público a experimentar movimentos corporais e interações com bambus em meio ao espaço público. A oficina é aberta e não exige inscrição prévia.

A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

Programação completa

  • Exposição “Tem vida lá fora”: de 1º a 30/4 – Casa do Baile – 10h às 18h
  • Caminhada “Pampulha e Paisagem”: 12 de abril – MAP ao Mirante Bandeirantes – 9h às 12h
  • Oficina “Pintando como Volpi”: 19 de abril – Museu Casa Kubitschek – 10h às 12h
  • “Letramento Pedagógico e Confraternização Cultural”: 24 de abril – Museu Casa Kubitschek – 8h30 às 10h30
  • Intervenção “Parquear Bando”: 27 de abril – Museu de Arte da Pampulha – 9h às 11h

Endereços:

Museu Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Pampulha
Museu de Arte da Pampulha – Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design – Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha