FecharX

Indie Festival completa 20 anos e recebe os vencedores de Cannes e Veneza

Em formato presencial, evento exibirá 27 longas, gratuitamente, a partir desta quinta-feira (9), no Cine Belas Artes



Créditos da imagem: Divulgação
Main titane
Titane: a bomba atordoante de Julia Ducournau estará na sessão première
Thiago Alves
09/12/21 às 08:36
Atualizado em 09/12/21 às 08:36

O Indie Festival completa neste ano duas décadas de atividades. O evento, que vai acontecer no Cine Belas Artes, a partir desta quinta (9) e segue até o dia 15 deste mês, exibirá 27 longas, entre os filmes mais premiados do ano, com entrada franca. A sessão première apresenta o filme que ganhou a Palma de Ouro em Cannes, Titane de Julia Ducournau; o ganhador do Leão de Ouro da Mostra de Veneza 2021, O acontecimento, de Audrey Diwan; o Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim 2021, Roda do Destino de Ryûsuke Hamaguchi.

Também serão exibidos o novo filme do italiano Michelangelo Frammartino, Il Buco, Prêmio Especial do Júri da Mostra de Veneza 2021; o último filme de Dominik Graf, Fabian - O mundo está acabando; duas novas diretoras, as atrizes Noémie Merlant com Mi Iubita, Meu Amor e Hafsia Herzi, com seu segundo filme, A boa mãe. Para completar o programa, um dos diretores mais adorados do Indie Festival, Apichatpong Weerasethakul com o sublime Memoria.

A Mostra Mundial traz nove filmes que foram lançados comercialmente no país, mas não foram exibidos nos cinemas de Belo Horizonte por causa da pandemia. Chance única para ver nas telas: Rodantes, do mineiro Leandro Lara; a alemã Angela Schanelec (Eu estava em casa, mas...), o japonês Koji Fukada (Perfil de uma mulher), o catalão polêmico Albert Serra (Liberté), a americana Jennifer Reeder (Knives and Skin), o documentário com a PJ Harvey, Um cão chamado dinheiro, de Seamus Murphy; e o filme que ganhou o Prêmio do Júri da edição online do Indie Festival 2020, Sanctorum do mexicano Joshua Gil. Fecha o programa, e ainda inédito no circuito, Vitalina Varela de Pedro Costa.

Outra imersão que o Indie promove será no universo do mestre japonês Kiyoshi Kurosawa. O dia dedicado ao diretor apresenta o seu último filme, lançado na Mostra de Veneza de 2020, onde ele recebeu o Leão de Prata para Melhor Diretor, A mulher de um espião. Completa a programação do dia: O fim da viagem, o começo de tudo, o catastrófico Antes que tudo desapareça, e o terror de Creepy.

Quem frequenta o Indie, conhece esses dois diretores: Hong Sang-soo e Kiyoshi Kurosawa. Já foram feitas retrospectivas das suas obras e exibidos novos filmes em várias edições. Este ano será diferente. No Hong Sang-Soo Day são quatro filmes do diretor coreano, exibidos em sequência, na mesma sala, e só serão exibidos neste dia. Dois filmes que foram lançados recentemente: Encontros, seu filme exibido em Berlim 2021 (Urso de Prata de Melhor Roteiro) e A Mulher que fugiu (Urso de Prata de Melhor Diretor em Berlim 2020); e dois filmes mais antigos, Certo Agora, Errado Antes e Na praia à noite sozinha.

Nas Sessões Especiais, a intenção é chamar atenção para o diretor japonês Ryûsuke Hamaguchi, a sensação do ano que lançou dois dos melhores filmes de 2021, um deles, Roda do Destino, que está sendo exibido aqui na Première. O Indie traz uma chance para ver seu filme anterior, Asako I & II realizado em 2018. E para rever Apichatpong Weerasethakul, uma oportunidade única de assistir Cemitério do Esplendor, seu último longa, de 2015. Apichatpong demorou seis anos para lançar outro longa, Memoria, exibido na sessão première.

Se a edição anterior do Indie foi online, em 2021 o site do festival - www.indiefestival.com.br - vai trazer uma programação extra e especial. São onze curtas, de seis países. No site do INDIE é possível também assistir um filme com recursos de acessibilidade com Libras, audiodescrição e legenda descritiva, é o longa francês Jovem mulher de Léonor Serraille.

Serviço
Indie Festival 2021
9 a 15 de dezembro
(no dia 13/12, segunda-feira, não haverá sessões)
Cine Belas Artes
R. Gonçalves Dias, 1581 - BH
Entrada franca: Ingressos na bilheteria do cinema, uma hora antes de cada sessão. Sujeito a lotação das salas.
Programação completa em www.indiefestival.com.br