FecharX

Lares de idosos de Belo Horizonte ganham murais de grafite de artistas mineiros

Intervenções fazem parte do projeto Arte nos Lares, realizado pelo Movimento Gentileza



Créditos da imagem: Matheus Ramos
Main ely em processo criativo credito matheus ramos  3
O Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, no bairro Floramar, ganhará um painel, de 2,80m x 1,80m, criado pelo artista Hely Costa, sob a temática da fé
Redação Sou BH
01/07/21 às 12:11
Atualizado em 01/07/21 às 12:22

A partir desta sexta-feira (2), o projeto Arte nos Lares vai levar artistas para colorirem os muros de Instituições Filantrópicas de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte. A primeira instituição a receber o projeto nesta nova temporada é o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, no bairro Floramar. Atualmente com 37 idosos residentes, o lar ganhará um painel, de 2,80m x 1,80m, criado pelo artista Hely Costa, sob a temática da fé. Além dele, outros artistas de renome na cena local, como TOT, Alexandre Rato e Sarita estão confirmados para as edições seguintes.

O Arte nos Lares é uma iniciativa do Movimento Gentileza, dirigido por Ana Laender, esposa do prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil. Criado em 2018, o projeto já passou por sete das 28 instituições filantrópicas da cidade, mas foi interrompido no ano passado em função da pandemia. A partir de agora, com o patrocínio do Hermes Pardini, serão mais 21 edições com 21 artistas diferentes até março de 2022.

“Para os artistas, trata-se de um universo novo e muito enriquecedor, enquanto os idosos têm a oportunidade de recriar o olhar e enxergar o mundo além dos muros, algo tão importante neste momento de isolamento”, afirma Ana Laender.

Para o vice-presidente da rede de laboratórios, Alessandro Ferreira, é importante oferecer às pessoas – especialmente aos idosos, neste momento de confinamento social – um convite para parar, respirar, sentir e apreciar a arte. “A proposta é viver o momento presente da melhor maneira possível, de preferência, com cultura e arte, seja por meio da websérie Viva Sua Idade, o projeto de cursos gratuitos Viva Sua Idade Com Mais Arte e o Caderno de Colorir Esse Abraço É Seu, para levar distração, entretenimento e a possibilidade de exercitar a criatividade e a memória. Outros projetos estão por vir”.

Em respeito às orientações de segurança do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária, os artistas convidados e seus assistentes não terão contato com os idosos. Eles serão testados previamente para Covid-19, pelo Hermes Pardini, e durante as intervenções estarão isolados. O projeto fornecerá equipamentos de proteção para todos os profissionais envolvidos na ação.