Do romance à crônica, confira as novidades que compõem a agenda literária de Belo Horizonte entre os dias 26 e 30 de setembro
Livrarias no Lourdes, Santa Tereza e Savassi receberão autores e convidados
A cena literária da capital mineira será movimentada nos próximos dias. Entre esta sexta-feira (26) e a próxima terça-feira (30), leitores de todas as idades poderão circular por diferentes espaços da cidade, da Academia Mineira de Letras a livrarias de rua, para conhecer novas obras e conversar com os autores. Todos os eventos têm entrada gratuita e contam com vendas de exemplares. Veja os detalhes!
Leia também:
Nesta sexta-feira (26), às 19h, a Academia Mineira de Letras, no Lourdes, recebe Micheliny Verunschk, autora de “Depois do Trovão”. O novo romance revisita a Guerra dos Bárbaros, uma série de conflitos que marcaram os séculos XVII e XVIII no Nordeste brasileiro, a partir da trajetória do jovem Auati, filho de uma indígena e de um frei jesuíta. Rigor histórico, experimentação de linguagem e reflexão sobre identidade são alguns dos destaques da obra. Farão parte da mesa de conversa os professores Camila Nicácio (UFMG) e Marcelo Galuppo (PUC Minas/UFMG), e o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares.
Na manhã de sábado (27), a Livraria Aluá, em Santa Tereza, abre as portas para a escritora e ilustradora Carol Fernandes, que lança “Terreiro Enluarado” em parceria com Radi Oliveira. Voltada para o público infantil, a obra convida os pequenos leitores a imaginarem um quintal mágico, iluminado pela lua, onde brincar é também um exercício de fantasia e liberdade.
Também no sábado (27), mas na Savassi, a Livraria Quixote ocupa a calçada, às 11h, com Fabrício Corsaletti e seu “Um milhão de ruas”. O livro reúne cerca de 190 textos escritos ao longo de 15 anos, transitando entre crônicas, contos, poemas e outros gêneros. O olhar afiado do autor transforma o cotidiano em matéria literária, revelando delicadezas e tensões da vida contemporânea, em diálogo com a tradição da crônica brasileira. O professor Daniel Arelli (UFMG) estará presente para conduzir o bate-papo.
Já na terça-feira (30), às 19h, a Livraria Jenipapo, na Savassi, recebe o escritor Sérgio Rodrigues para falar sobre “Escrever é humano – Como dar vida à sua escrita em tempo de robôs”. No livro, Rodrigues reflete sobre os desafios da escrita literária na era da inteligência artificial, defendendo o papel da voz humana. Seu texto conta com referências a autores clássicos e contemporâneos, reflexões técnicas sobre narrativa e bastante humor. O evento integra o ciclo de conversas República Jenipapo, organizado pela livraria e pelo Projeto República da UFMG. A professora Heloisa Starling — que coordena o projeto — e a jornalista Virgínia Starling conversarão com o autor.