Belo Horizonte recebe o Magia que Conecta – Natal VLI a partir de 10 de dezembro, com programação gratuita na Rua Sapucaí
Belo Horizonte entra no clima do Natal a partir de 10 de dezembro com o Magia que Conecta – Natal VLI.
A partir de 10 de dezembro, Belo Horizonte recebe o projeto Magia que Conecta – Natal VLI. A programação começa com a chegada de uma locomotiva iluminada, seguida pelo acendimento oficial das luzes, cortejo natalino e a presença do Papai Noel. O evento marca a abertura da temporada de Natal em um dos pontos mais tradicionais da cidade. A cerimônia está marcada para as 18h30.
Além disso, até o dia 23 de dezembro, o público poderá participar de uma programação gratuita. Pela primeira vez, o projeto leva o Natal para a Rua Sapucaí e transforma o Casarão da VLI em um grande cenário temático.
Na noite de estreia, a Rua Sapucaí se torna palco de um dos principais momentos do evento. A locomotiva faz uma parada especial em frente ao mirante, permitindo a visualização completa do trem iluminado no momento do acendimento das luzes.
Em seguida, o cortejo natalino da Cia Mbyá percorre a rua e conduz o público até a chegada do Papai Noel, que inaugura sua temporada na capital. Ao mesmo tempo, a organização distribui pipoca e algodão-doce gratuitamente, reforçando o clima de celebração.
Durante todo o período do evento, o Casarão da VLI passa a integrar o circuito natalino com uma decoração que combina elementos urbanos e simbólicos. Instalações em neon com referências a estrelas, sonhos e ao céu ocupam a fachada e dialogam com a paisagem do Centro de Belo Horizonte.
Dessa forma, no jardim, a árvore de Natal formada por esferas iluminadas e globos espelhados cria reflexos que conectam visualmente o casarão à Rua Sapucaí. Além disso, estrelas de diferentes tamanhos reforçam o percurso luminoso.
O presépio ocupa a escadaria frontal do espaço. Inspirado no Presépio do Pipiripau e nas maquetes ferroviárias da Associação Mineira de Ferromodelismo, o conjunto reforça a relação histórica entre Minas Gerais e as ferrovias.
O Magia que Conecta – Natal VLI resulta da parceria entre a VLI e a Casulo Cultura. O projeto percorre cidades conectadas pela ferrovia e promove encontros, atividades culturais e ocupação afetiva dos espaços urbanos.
Dessa forma, antes de chegar a Belo Horizonte, a locomotiva iluminada passou por Divinópolis, Betim e Uberaba. Depois, segue para Ribeirão Preto, no dia 12 de dezembro, e para Barra Mansa, no dia 19. Ao longo do trajeto, o trem ainda vai passar por outros 15 municípios.
Entre os dias 10 e 23 de dezembro, o público poderá visitar a Casa do Papai Noel diariamente, das 18h às 21h30, para fotos e interação. A organização encerrará a fila no horário previsto.
A programação não acontece nos dias 16 e 17 de dezembro, quando o Bom Velhinho faz uma pausa para descanso.
Para a diretora da Casulo Cultura, Danusa Carvalho, a iniciativa aproxima ainda mais a cidade do Natal. Segundo ela, a Rua Sapucaí já funciona como espaço de encontros e memórias e, agora, passa a reunir também celebração, afeto e convivência por meio da ocupação cultural do espaço urbano.