FecharX

Manual de Sobrevivência Carnavalesco do Sou BH, se prepare para a folia

Durante os quatro dias de festa, cerca de cinco milhões de pessoas e 453 blocos são esperados nas ruas de Belo Horizonte



Créditos da imagem: Alexandre Guzanshe / Belotur
Main capa
Clara Mariz *
13/02/20 às 19:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Faltam dez dias para o Carnaval. Em 2020, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) espera que cerca de cinco milhões de pessoas passem pela cidade durante os quatro dias de festa. A folia começou oficialmente no último sábado (8) e vai até o dia 1º de março.

O Carnaval de rua de BH já passou por várias fases, em épocas sobrepostas: as escolas de samba, os blocos caricatos, os bailes e bailinhos nos clubes, os bloquinhos de rua, o Carnabelô e os megablocos com proporções da festa de Salvador ou do Recife. Antes do boom de 2009, era corriqueira a piada de que se podia caminhar nu pelas ruas do centro da cidade, desavergonhadamente, durante os dias do feriado momesco. De 2009 para cá, entretanto, a festa ganhou proporções maiores e movimenta cifras milionárias, atraindo foliões de várias parte do país. O precursor da retomada da festa foi o bloco Tico Tico Serra Copo, que desceu do alto do bairro Serra em direção ao Centro. Naquele ano (e ainda hoje para alguns blocos), organizar um bloco de carnaval era uma atitude abertamente política, já que existia um decreto que proibia o desfile na Praça da Estação e na Av. dos Andradas.

De acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), em 2020 houve o registro de 133 novos grupos, totalizando 453 blocos nas ruas das nove regionais da cidade. A festa é produzida com o investimento da iniciativa privada e com a viabilização da PBH, que faz o cadastramento de todos que irão se apresentar. Além disso, os órgãos administrados pelo município, como Guarda Municipal, Serviço de Limpeza Urbana e BHTrans, atuam para fazer com que a cidade só pare para ver o bloco passar.

Preparativos

Algumas pessoas se preparam para a folia desde cedo. Elas pensam nas fantasias que usarão, quais dias irão para a rua e quais blocos poderão curtir. Um exemplo disso é a cantora e estudante de direito, Maria Cecília Otoni, que começa os preparativos desde cedo. Para ela, a festa dura o ano inteiro, já que participa de diversos ensaios, prés, pós e ressacas de diversos blocos.

Uma prova de que o Carnaval é uma de suas festas favoritas, é o seu perfil no Twitter. Ao longo do ano seu nome na rede social é Maria do Bairro, mas, durante as festas, ela se transforma na Maria do Bairro em ritmo de Carnaval e arrasa nas indicações.

Sua primeira sequência de tweets foi uma lista com dicas para quem vai passar a festa na cidade: onde encontrar fantasias baratas e como fazê-las gastando bem pouco e tendo muita criatividade. “Depois que fiz a primeira tread as pessoas começaram a pedir várias coisas, e assim, as novas listas foram surgindo”, conta Maria Cecília. Sua outra publicação sobre sugestões de looks para este ano se espalhou pela plataforma e a autora recebeu 66,8 mil curtidas e 13,2 mil republicações.

Os estabelecimentos que a estudante coloca em suas postagens são, em sua maioria, na região central da cidade. Algumas fantasias são produzidas fora e em larga escala, já outras são feitas por empreendedores de BH, como é o caso da Ideart Personalizados. A marca foi criada pela estudante de jornalismo, Lara Lage, e sua irmã, Kathleen Gomes, que é designer gráfico.

Durante o ano, as empresárias criam produtos diversos e personalizados. Mas, durante o período de folia, as jovens se empenham na venda de centenas de canecas, tirantes e tatuagens customizadas. Segundo Lara, a época, para elas, pode ser comparada ao Natal, do comércio convencional. “Nós começamos a marca em 2019 e para aproveitarmos a nossa paixão pelo Carnaval nós criamos a loja virtual. Em um mês vendemos 600 copos”, afirma.

Carnavaliza Belô

Pensando naquelas pessoas que amam se fantasiar e adoram virar um pote de glitter ambulante, o Sou BH, em parceria com a Maria do Bairro em Ritmo de Carnaval (@cissaotoni), preparou uma lista com lugares em Belo Horizonte onde é possível encontrar diversos itens para criar a sua fantasia ou deixá-la mais brilhante.

E para você que não quer perder nenhum momento e pretende aproveitar ao máximo os quatro dias de festa, fique ligado porque o Manual de Sobrevivência Carnavalesco do Sou BH está só começando. No próxima quinta-feira (20) daremos algumas dicas para você se cuidar e não perder um só minuto de folia. Fique ligado!

Rei do Chocolate

R. Antônio de Albuquerque, 700 – Funcionários

R. Curitiba, 770 – Centro

Rua dos Tupis, 324 – Centro

Rua dos Tamoios, 36 – Centro

A loja vende materiais para a confecção de fantasias, como: penas, fitas, adereços, tintas e glitter.

Casa Carnaval

Rua dois Goitacazes 753 - Centro

A loja é especializada em materiais para a folia. São fantasias, adereços e tintas para o rosto e cabelo.

Loja Bibelô

R. São Paulo, 656 – Centro – Galeria do Ouvidor

A loja vende produtos para artesanato. Lá você encontra desde folhas emborrachadas de diversas cores e com bastante brilho, até arquinhos de plástico para personalizar.

1001 Festas

Av. do Contorno, 10655 - Barro Preto

Rua dos Goitacazes, 863 – Centro

Av. Olegário Maciel, 683A – Centro

Av. Oiapoque, 202 – Centro

Av. Afonso Vaz de Melo, 640 – Barreiro – ViaShopping

R. Padre Pedro Pinto, 1265 - Venda Nova

Av. João César de Oliveira, 3669 – Eldorado – Contagem

Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850 – Cabral – Contagem – Shopping Contagem

A loja é especializada em produtos para festas, lá você pode encontrar vários produtos para transformar a sua fantasia.

Ideart Personalizados

@ideartpersonaliza


Divulgação : Ideart Personalizados

A loja virtual vende canecas personalizadas de 850 ml e 550 ml, além de tatuagens e tirantes.

Estação Carnaval

Av. Álvares Cabral, 348 – Centro


Carol Rezende

O espaço é uma loja coworking, ou seja, vende produtos feitos por microempreendedores da cidade. Lá você encontra roupas para montar o look perfeito e vários adereços.

Dramaticat

@dramaticat


Lucas Palito

A loja virtual aceita encomendas pelo site oficial. Lá você consegue encontrar diversas roupas para arrasar durante o Carnaval.

Carnavalia Store

@carnavalia.store


Anderson Lima

A loja virtual aceita encomendas por direct em seu perfil oficial no Instagram. Lá você encontra biquínis e tops para compor o look carnavalesco.

É pra brilhar – bioglitter

@eprabrilhar

Divulgação : É pra Brilhar

A loja virtual aceita encomendas pelo site oficial. Lá você encontra bioglitter de diversos tipos e maquiagens ecológicas.

Diversa Collab

R. Rio de Janeiro, 1347 – Centro

A loja tem parceria com diversos produtores de Belo Horizonte, inclusive um brechó onde você pode encontrar algumas roupas para complementar o seu look.

Thainá Mariel Ateliê Criativo

@thainamarielatelie


Duda Xavier

A loja aceita encomendas por mensagem direta no perfil oficial no Instagram. Lá você encontra roupas e acessórios carnavalescos.

Taak Carnaval

R. da Bahia, 1148 – Centro – Edifício Malleta – loja 33

A loja vende fantasias e roupas para montar o seu look para o Carnaval, além de diversos acessórios.

*estagiária sob supervisão do jornalista Gustavo Falabella