FecharX

Tem menina no mundo das HQs

Lu Cafaggi e outras quadrinistas marcam presença na Bienal em Quadrinhos



Créditos da imagem: Lu Cafaggi
Main 154242 lu cafaggi los pantozelos autorizada por email
Primeira tira de Lu Cafaggi a mocinha de tornozelos gordinhos
Redação Sou BH
20/01/15 às 19:53
Atualizado em 01/02/19 às 20:02

Por Camila de Ávila jornalista Sou BH

Na 2ª edição da Bienal em Quadrinhos, que acontece durante a Bienal do Livro de Minas, uma intensa programação toma conta dos estandes do Expominas: bate-papos sobre criação, carreira, improvisações e sessão de autógrafos de grandes nomes do universo HQ. Entre eles, a quadrinista mineira Lu Cafaggi, conhecida pela publicação "Turma da Mônica – Laços" (em parceria com o seu irmão Victor) e pela caixinha Mixtape, uma coletânea de quatro minigibis inspirados em música. Ela participa de um bate-papo no dia 23 de novembro, às 12h, sobre Personagens femininas nos Quadrinhos, ao lado de Lucas Ed, Bianca Pinheiro, Fernanda Nia e Marianna.

Para Lu, não há uma fórmula de como a personagem feminina desperta o interesse dos leitores. “Ela é assim como qualquer outro (homem, animal, monstro. Infinitas possibilidades) e o que faz com que ela desperte empatia em um leitor é a maneira como ela é construída”, explica.

Ainda segundo a quadrinista, faltam personagens femininas com características reais, com as quais as mulheres possam se identificar.  “No lugar de personagens complexas, inteiras, diversas e autônomas, temos um volume muito maior de histórias nas quais essas personagens são apenas acessórios para outros personagens ou para a trama em si. Por esses motivos, é importante termos uma discussão sobre a representação feminina nos quadrinhos em um evento como a Bienal”, ressalta.

Quando há uma mulher na HQ não quer dizer que a narrativa será mais delicada, mais leve ou o oposto disso. “A mera presença de uma personagem feminina em determinada história não é suficiente para limitar um público-alvo”, afirma Lu. “Cada mulher, assim como cada homem, pode trabalhar com qualquer tema que lhe interessar. A diferença no conteúdo também varia de artista para artista, não de gênero (masculino/feminino) para gênero”, conta.

Lu Cafaggi criou o projeto “Los Pantozelos”, uma mocinha com tornozelos gordinhos. “Los Pantozelos é um projeto muito antigo. Fiz apenas dez tiras, para me divertir e experimentar”, explica. Atualmente, Lu faz outros trabalhos como o Mixtape, histórias curtas que mostram a relação de quatro mulheres com a música, e a Graphic MSP Turma da Mônica - Laços.

Veja a programação completa da Bienal em Quadrinhos.