FecharX

Da sucata para arte! Mineiro conquista a internet com réplicas de motos e guitarras

Miniaturas de Harley Davidson e instrumentos musicais famosos são as peças de metal mais procuradas



Créditos da imagem: Rodrigo Gallo
Main 20190325 174044
Camila Saraiva
26/03/19 às 19:24
Atualizado em 26/03/19 às 19:30

O metal que seria lixo nas oficinas de automóveis virou arte nas mãos do artista plástico autodidata Rodrigo Gallo. O morador de Ribeirão das Neves, região metropolitana de BH, que começou a soldar com 15 anos, se inspirou no pai serralheiro para começar a fazer suas próprias réplicas em miniatura, de motos e instrumentos musicais que hoje fazem sucesso na internet.

“Eu vi a primeira miniatura no Mercado Central, mas não tinha dinheiro para comprar. Meu pai fez uma peça e em seguida o que era brincadeira virou trabalho. Fui fazendo e tentando vender nas feiras. Aos poucos os pedidos começaram a surgir”, conta Rodrigo.

As peças de metal imitam as famosas motos Harley Davidson e guitarras especiais que ícones do rock já usaram em grandes shows, como a Flying V. Ao todo são mais de 120 miniaturas de motos e 75 guitarras.


Réplica da Torre Eiffel em construção. Foto: Rodrigo Gallo

Para divulgar o negócio, Rodrigo começou a mostrar as peças nas redes sociais fotografando as miniaturas em pontos movimentados da cidade, como Mineirão e Lagoa da Pampulha. E deu certo. “Não sabia como anunciar o produto, mas a reação foi bem bacana. Comecei a vender para pessoas de outros estados e receber muitos elogios. Hoje meu maior sonho é ter uma das minhas peças fixadas em algum lugar de BH”, revela o artista.

Todo o trabalho de Rodrigo é feito à mão e a matéria prima é o metal recolhido nas oficinas que seria descartado. As miniaturas de motos têm 25 cm, já as guitarras podem ser em escala real (um metro) ou maior, de até quatro metros. O artista leva de 10 a 90 dias para finalizar uma peça. Uma das peças especiais para Rodrigo é a réplica da Torre Eiffel com pouco mais de três metros de altura e que fica pronta em julho.

Gallo também trabalha com violinos, contrabaixo, luminárias e itens personalizados todos feitos por encomenda.