FecharX

Museu em BH foi o mais visitado da América Latina: aqui estão alguns motivos

CCBB BH recebeu mais de 1,4 milhão de visitas em 2023 e lidera ranking britânico



Créditos da imagem: Arquivo Circuito Liberdade
Main museu bh mais visitado america latina
Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, ocupa 41º lugar em lista dos museus mais populares do mundo
Bossuet Alvim
02/04 às 16:19
Atualizado em 02/04 às 17:08

A revista britânica 'The Art Newspaper' classificou o CCBB Belo Horizonte como o museu mais visitado da América Latina em 2023. O ranking divulgado na última semana elenca os 100 museus mais populares do mundo a partir do número de frequentadores contabilizados. O Centro Cultural Banco do Brasil, que fica na Praça da Liberdade, ocupa ainda o 41º lugar na lista global, com 1.474.825 visitantes no ano passado.

Razões do sucesso

Entre os sucessos de público exibidos pelo CCBB BH, destaca-se a exposição 'OSGEMEOS - Nossos Segredos'. O acervo de murais, intervenções urbanas, fotografias e outros registros dedicados à obra dos artistas Gustavo e Otávio Pandolfo atraiu mais de 500 mil visitantes em BH, segundo a instituição. 

Nesse sentido, a mostra 'Studio Drift - Vida em Coisas' também contribuiu bastante para o bom resultado do número de frequentadores no CCBB-BH, com 256 mil visitantes registrados em 2023. A exposição marcou a estreia do coletivo holandês Studio Drift em espaços culturais no Brasil, com exibição de esculturas, instalações e performances experimentais que articulam arte, design e tecnologia.

Raros e muito vistos

Outro grande trunfo na programação do Centro Cultural Banco do Brasil em 2023 foi a mostra 'Portinari Raros'. A curadoria apresentou mais de 200 trabalhos pouco conhecidos ou menos divulgados de Cândido Portinari (1903-1962) em acervo composto, além das telas, por desenhos, esboços, projetos de figurino e cenografia – além de reproduções de obras monumentais como os painéis 'Guerra e Paz', localizados na sede da ONU em Nova York. Mais de 80 mil visitantes conferiram de perto a exibição em BH.

Atualmente em cartaz

Até 6 de maio, o CCBB BH segue com a exposição 'Tesouros Ancestrais do Peru', que propõe uma viagem pelas antigas civilizações andinas até a consolidação do Império Inca. O acervo reúne 162 peças em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, que são reconhecidos como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela internet ou nas bilheterias do museu. As visitações ocorrem de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h.

Ainda em abril, o centro cultural estreia a exposição 'Berna Reale/Ruídos', que apresenta um recorte na produção da artista visual Berna Reale. A mostra reúne performances, fotografias, objetos, pinturas e vídeos, traçando um panorama da obra da paraense entre 2009 e 2023. Em cartaz de 10 de abril a 10 de junho, de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h. Entradas gratuitas podem ser retiradas a partir de 3 de abril pela internet ou nas bilheterias do museu.