Museu em BH foi o mais visitado da América Latina: aqui estão alguns motivos

CCBB BH recebeu mais de 1,4 milhão de visitas em 2023 e lidera ranking britânico

Créditos da imagem: Arquivo Circuito Liberdade
Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, ocupa 41º lugar em lista dos museus mais populares do mundo
Bossuet Alvim
02/04 às 16:19
Atualizado em 02/04 às 17:08

A revista britânica 'The Art Newspaper' classificou o CCBB Belo Horizonte como o museu mais visitado da América Latina em 2023. O ranking divulgado na última semana elenca os 100 museus mais populares do mundo a partir do número de frequentadores contabilizados. O Centro Cultural Banco do Brasil, que fica na Praça da Liberdade, ocupa ainda o 41º lugar na lista global, com 1.474.825 visitantes no ano passado.

Continua depois da publicidade

Razões do sucesso

Entre os sucessos de público exibidos pelo CCBB BH, destaca-se a exposição 'OSGEMEOS - Nossos Segredos'. O acervo de murais, intervenções urbanas, fotografias e outros registros dedicados à obra dos artistas Gustavo e Otávio Pandolfo atraiu mais de 500 mil visitantes em BH, segundo a instituição. 

Nesse sentido, a mostra 'Studio Drift - Vida em Coisas' também contribuiu bastante para o bom resultado do número de frequentadores no CCBB-BH, com 256 mil visitantes registrados em 2023. A exposição marcou a estreia do coletivo holandês Studio Drift em espaços culturais no Brasil, com exibição de esculturas, instalações e performances experimentais que articulam arte, design e tecnologia.

Raros e muito vistos

Outro grande trunfo na programação do Centro Cultural Banco do Brasil em 2023 foi a mostra 'Portinari Raros'. A curadoria apresentou mais de 200 trabalhos pouco conhecidos ou menos divulgados de Cândido Portinari (1903-1962) em acervo composto, além das telas, por desenhos, esboços, projetos de figurino e cenografia – além de reproduções de obras monumentais como os painéis 'Guerra e Paz', localizados na sede da ONU em Nova York. Mais de 80 mil visitantes conferiram de perto a exibição em BH.

Atualmente em cartaz

Até 6 de maio, o CCBB BH segue com a exposição 'Tesouros Ancestrais do Peru', que propõe uma viagem pelas antigas civilizações andinas até a consolidação do Império Inca. O acervo reúne 162 peças em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, que são reconhecidos como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela internet ou nas bilheterias do museu. As visitações ocorrem de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h.

Ainda em abril, o centro cultural estreia a exposição 'Berna Reale/Ruídos', que apresenta um recorte na produção da artista visual Berna Reale. A mostra reúne performances, fotografias, objetos, pinturas e vídeos, traçando um panorama da obra da paraense entre 2009 e 2023. Em cartaz de 10 de abril a 10 de junho, de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h. Entradas gratuitas podem ser retiradas a partir de 3 de abril pela internet ou nas bilheterias do museu.