Concerto celebra a imigração italiana no Brasil com a conhecida obra do compositor Antonio Vivaldi
Nesta quarta-feira (4 de setembro), às 19h30, o Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342 – Circuito Liberdade) recebe o concerto ‘As Quatro Estações’, do compositor italiano Antonio Vivaldi, interpretado pela Orquestra Barroca Musica Figurata. O espetáculo é gratuito, com entrada sujeita à lotação.
Leia mais: Festa Francesa ganha edição ‘Minas-Paris’, inspirada pelos Jogos Olímpicos
O evento faz parte da programação do ‘II Festival Internacional América Barroca’, que ocorre entre os dias 2 e 7 de setembro em BH, e celebra os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Constituída por quatro concertos para violino, ‘As Quatro Estações’ é uma das obras barrocas mais prestigiadas pelo público.
Também será apresentado ‘Concerto para 2 Violinos em A menor’, com os solistas Spalla Alexandre Kanji e Rafael Marzagão. Além disso, algumas peças cantadas por Eduardo Ribeiro fazem parte da programação. A atriz Mari Ozório narrará ainda trechos do romance ‘A Capital’, escrito pelo mineiro Avelino Fóscolo.
Criado em 2004 pelo cravista Robson Bessa, a Orquestra Barroca Musica Figurata é o mais antigo grupo de música barroca em atividade em Minas Gerais. Com enfoque na música colonial mineira, a orquestra se especializa em música Medieval, Renascentista, Barroca e Pré-Clássica. O concerto tem direção geral de Robson Bessa.