FecharX

Oito fatos que você não sabe sobre o Pink Floyd

Selecionamos curiosidades sobre a banda britânica que você provavelmente desconhece



Créditos da imagem: Divulgação
Main 212254 pink floyd early
Os britânicos do Pink Floyd em oito curiosidades
Redação Sou BH
03/11/14 às 21:51
Atualizado em 01/02/19 às 20:02

No dia 15 de novembro, BH recebe o projeto-tributo Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd no Chevrolet Hall. O espaço será tomado por uma legião de fãs que, serão retribuídos com um show que busca reproduzir as canções de maior sucesso e a atmosfera que os britânicos sempre apresentaram ao vivo.

Para entrar no clima, o Sou BH preparou uma lista com oito fatos desconhecidos sobre o Pink Floyd e seus integrantes:

1- Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason se conheceram estudando arquitetura na London Polytechnic. Syd Barret se juntou a eles e posteriormente formaram o Pink Floyd.

2- O nome Pink Floyd surgiu quando Syd Barrett teve a ideia de misturar os nomes de Pink Anderson e Floyd Council, violonistas de blues bastante conhecidos na costa leste americana.

3- O disco "Delicate Sound of Thunder", de 1988, foi o primeiro do gênero rock a ser tocado no espaço. Foi durante a missão Soyuz TM-7 que os astronautas russos escutaram pela primeira vez o rock n' roll no espaço.

4- O cineasta Stanley Kubrick certa vez requisitou à banda que disponibilizasse o disco "Atom Heart Mother Suite" para compor a trilha sonora do filme “Laranja Mecânica". O pedido foi negado.

5- "The Dark Side od the Moon", de 1973, foi um sucesso imediato. Chegou ao topo da Billboard 200 e é o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos, contabilizando cerca de 50 milhões de cópias vendidas. É estipulado que uma a cada doze pessoas no mundo tenha o disco.

6- O primeiro álbum "The Piper at the Gates of Dawn" foi gravado no mitológico estúdio Abbey Road, em 1967, no mesmo período em que os Beatles estavam nas sessões do "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Reza a lenda que Syd Barret e John Lennon fumaram maconha nos corredores do estúdio.

7- Syd Barret foi batizado com o nome de Roger Keith Barrett. Seu apelido "Syd" surgiu após ele e seus amigos conhecerem um baterista local chamado Sid Barrett;

8- Existem teorias que afirmam que o disco "The Dark Side of the Moon" (1973) e o filme “O Mágico de Oz” (1939) possuem relações entre o desenrolar do enredo e a execução das músicas.