FecharX

Pandemia impede Festa do Divino em São João del Rey

Tradição religiosa será debatida nesta segunda (31) por especialista em live no Youtube



Créditos da imagem: Divulgação
Main whatsapp image 2021 05 30 at 18.05.27 0
Festa na cidade começou em 1774 e, desde então, por outros motivos, chegou a ser interrompida algumas vezes
Redação Sou BH
31/05/21 às 11:38
Atualizado em 31/05/21 às 11:38

A pandemia da covid-19 impediu que a Festa do Divino em São João del Rei fosse realizada nas ruas em 2020 e, neste ano, ainda não é possível promover a comemoração. Mas quem gosta da tradição do festejo vai poder acompanhar nesta segunda-feira (31), a transmissão da live 'Festa do Divino: uma bandeira de fé, justiça e liberdade', às 17h, pelo canal do Museu do Pontal no YouTube. Como detentor do maior acervo de arte popular brasileira, o Museu do Pontal, com sede nova na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, prestes a ser inaugurada, tem esculturas e modelagens que mostram a dimensão plástica e aspectos desse mundo festivo religioso.

A conversa na live será coordenada pela professora Martha Abreu, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O encontro tem como convidados os representantes da Folia do Divino de São João Del Rei Geraldo Elói de Lacerda, Júlia Maria de Lacerda Açucena Nascimento, além de Simone de Assis, historiadora e pesquisadora na área do afro-catolicismo, com destaque para Festas do Divino, Congadas e Cosmo percepção bantu-congo.

Para quem participa da tradição é difícil ficar longe dessa manifestação cultural. Neste ano, para não passar totalmente em branco as novenas foram transmitidas por meio virtual na página Jubileu do Divino e, inclusive, as celebrações das missas solenes. A realização das congadas, no entanto, ficou para quando a pandemia acabar. A historiadora Simone de Assis contou que a festa na cidade começou em 1774 e, desde então, por outros motivos, chegou a ser interrompida algumas vezes.

*Com informações da Agência Brasil