FecharX

Peças para crianças na Campanha de Popularização vão de princesas a super-heróis

Programação infantil do Sinparc traz produções baseadas em desenhos, filmes e TV



Créditos da imagem: Sinparc/Divulgação
Main in o chapeleiro maluco
'O Chapeleiro Maluco' mistura influências da Disney e do clássico de Lewis Carroll em versão reinventada do personagem
Redação Sou BH
27/12/23 às 17:24
Atualizado em 27/12/23 às 17:24

As histórias de ninar e os contos de fadas mais conhecidos são ponto de partida para boa parte das produções infantis na Campanha de Popularização, que também traz espetáculos baseados em personagens clássicos da literatura como Dom Quixote e Mogli. As novidades que habitam o imaginário dos pequenos também estão representadas em peças inspiradas por filmes e programas de TV.

Veja mais sobre a Campanha:
• Saiba tudo sobre o evento
• Comédias e stand up: programação resgata clássicos

Princesas e fábulas

Doces, apaixonadas e audaciosas princesas vão ocupar o Centro Cultural Unimed-BH com 'A Pequena Sereia' (sessão única em 4/2) e 'Rapunzel' (13 e 14/1), enquanto histórias de garotos aventureiros são apresentadas em 'Pinóquio' (Teatro Francisco Nunes em 6 e 7/1, Biblioteca Pública de Minas Gerais em 13 e 14/1, 3 e 4/2) e no ainda mais clássico 'João e o Pé de Feijão' (Pátio Savassi em 13, 14, 27 e 28/1; Teatro da Maçonaria em 20 e 21/1). 

'Os 3 Porquinhos' entra em cartaz com duas montagens, uma da Orbe Soni Produções no Cine Theatro Brasil Vallourec (13, 14, 20, 21 e 28/1) e outra da Kainan Produções no Teatro Padre Machado (nos dias 4, 5, 7, 9, 12, 14, 16, 19, 20, 21, 23, 27 e 28/1, além de 4/2). Outras fábulas do repertório popular também ganham versões nos palcos em 'A Lebre e a Tartaruga', apresentada no Pátio Savassi (24 a 26/1 e 31/1), e no musical 'Os Saltimbancos', que chega ao Centro Cultural Unimed-BH (20 e 21/1).

'Os Saltimbancos'

Dos livros aos palcos

Clássicos da literatura mundial também ganham adaptações para a criançada na programação da Campanha de Popularização, que traz montagens como 'As Aventuras de Dom Quixote' e seu fiel escudeiro, Sancho Pança. A montagem da O Trem Cia de Teatro, baseada na obra original de Miguel de Cervantes, tem sessões no Teatro Francisco Nunes de 13 a 21/1 (aos sábados e domingos). Outra figura imortal dos livros, 'Mogli, O Menino Lobo' é apresentado aos pequenos na peça elaborada a partir de 'O Livro da Selva' (1894), do britânico Rudyard Kipling. A produção passa pelo Teatro Marília de 6 a 14/1 (aos sábados e domingos).

Cinema e TV

Filmes e programas de TV também ganham versões reimaginadas sobre os palcos em produções como 'As Aventuras de Buzz, Wood e Jessi', que reúne o trio de protagonistas da franquia 'Toy Story'. A montagem que reconta a história do menino Andy em busca de um brinquedo perdido tem sessões no Pátio Savassi (4/1 a 7/1 e 1/2 a 4/2) e no Colégio Pio XII (12 a 14/1, 19 a 21/1).

Também vem das telonas a inspiração para duas versões de 'O Mágico de Oz', história original do escritor L. Frank Baum recontada em filme musical de 1939 com Judy Garland. A adaptação para as telonas é guia para a peça da Divertidamente Produções, em cartaz na Biblioteca Pública (20 e 21/1), além de orientar a releitura com a dupla de personagens belo-horizontinos na montagem 'Jojô e Palito em: o Mágico de Oz', em exibição no Espaço Cultural Luchini (19 a 28/1, de sexta-feira a domingo).

'O Chapeleiro Maluco', em cartaz na Biblioteca Pública (27 e 28/1), conta a história do personagem vivido por Johnny Depp nos cinemas, em uma adaptação mais próxima aos filmes da Disney do que ao original 'Alice no País das Maravilhas' (1865), de Lewis Carroll. A produtora do Mickey também influencia bastante na concepção de 'O Show das Princesas', musical baseado nas animações norte-americanas que reúne as personagens Elsa, Anna, Rapunzel, Ariel, Branca de Neve e Cinderela. O espetáculo da Duart Produções passa pelo Centro Cultural Unimed-BH (27 e 28/1), Teatro Estação BH (13 e 14/1) e Teatro Padre Machado (6/1).

'A Liga da Justiça vs. Coringa'

Outro destaque importado do cinema é 'A Liga da Justiça vs. Coringa', uma releitura da união de forças entre Super Man, Batman, Mulher Maravilha e Flash para combater um dos vilões mais fascinantes dos quadrinhos e das telas. A peça faz temporadas no Pátio Savassi (de 4/1 a 7/1 e de 1/2 a 4/2) e no Colégio Pio XII (12 a 21/1, de sexta-feira a domingo). Já no mundo da TV, quem ganha os palcos de BH é a turma da animação 'Patrulha Canina', que protagoniza a montagem 'As Novas Aventuras da Patrulha - O Sumiço de Rocky'. Com atores fantasiados, a produção apresenta a turma de cães em busca de um amigo perdido e ainda apresenta novos personagens, que os protagonistas conhecem pelo caminho. Em cartaz no Teatro Padre Machado de 8 a 28/1 (às segundas, quartas e quintas, além de dois domingos: 21/1 e 28/1).

49ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança
Ingressos promocionais custam R$ 25, disponíveis nos postos da Sinparc (pagamento em dinheiro ou débito) ou no site www.vaaoteatromg.com.br. Não é válida a meia-entrada para estes valores.
Nas bilheterias dos teatros onde a peça será apresentada, o preço é definido pela casa.
Consulte mais informações sobre os espetáculos no site da campanha