FecharX

Campanha de Popularização do Teatro & Dança traz mais de 110 espetáculos a BH

Projeto do Sinparc chega à 49ª edição com peças para adultos e crianças



Créditos da imagem: Tati Motta/Divulgação
Main auto compadecida campanha popularizacao teatro tati motta
Clássico do teatro brasileiro, 'Auto da Compadecida' tem sessões no Centro Cultural Unimed-BH Minas
Redação Sou BH
27/12/23 às 15:16
Atualizado em 27/12/23 às 15:25

Uma das iniciativas mais conhecidas no calendário cultural de BH, a Campanha de Popularização do Teatro & Dança volta a ocupar palcos da capital mineira com seleção de novos espetáculos e remontagens em drama, comédia, dança e stand up, além de produções para o público infantil. Mais de 110 títulos integram a programação que ocupa diversos espaços na cidade, ao longo de um mês, com bilhetes a R$ 25 e sem o benefício da meia-entrada. Ingressos estão à venda antecipadamente pela internet e ficam disponíveis nos postos físicos a partir de 4/1.

Veja mais sobre a Campanha:
• Comédias e stand up: programação resgata clássicos
• Peças para crianças vão de princesas a super-heróis

A campanha organizada pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc) impressiona pela constância: já são 49 edições do projeto, idealizado como uma maneira de democratizar o acesso ao teatro e formar um público interessado na cena local. Com preços populares aliados a uma programação plural e atenta às diversas maneiras de se expressar em cena, a Campanha de Popularização representa a primeira vez de muita gente na plateia e também estimula o interesse em descobrir novos formatos cênicos ou abordagens. Em 2023, mais de 100 mil ingressos foram vendidos para os 112 espetáculos reunidos naquela edição, segundo a organização do evento. 

Elis - 40 Anos de Legado

Quem gosta de comédia conta com programação repleta de títulos consagrados do teatro mineiro, como 'Ceguinho é a Mãe' (Estação BH em 19 e 20/1, Pátio Savassi em 25/1 e 1/2, Palácio das Artes em 27/1) e 'Acredite, Um Espírito Baixou em Mim' (sexta-feira a domingo, Sesc Palladium de 5/1 a 14/1, Cine Theatro Brasil Vallourec de 19/1 a 4/2), mas também encontra novidades como 'Filomena - 30 Anos de Peleja' (Sesc Palladium em 28 e 30/1, Teatro Sesiminas em 3/2), que celebra a personagem mais consagrada da humorista Gorete Milagres. Um clássico brasileiro por excelência, o musical 'Auto da Compadecida' (Centro Cultural Unimed-BH Minas, 15 a 17/1) ganha montagem do Grupo Maria Cutia e promete estar entre os ingressos mais disputados na programação.

Os espetáculos de dança incluem homenagens a Elis Regina (1945-1982) em 'Elis - 40 Anos de Legado' (Teatro Sesiminas, 11/1) e a outros ícones da MPB com 'Memórias Brasileiras' (Teatro Sesiminas, 18/1). O universo das festas populares de Boi Bumbá, Bumba Meu Boi e Boi de Reis também recebe tributo em 'Alumiar: Bois a Encantar' (Centro Cultural Unimed-BH Minas, 25 e 26/1). Entre os dramas, há rendição biográfica com toques intimistas ao legado da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), em 'Frida em Fragmentos e Passos' (Teatro Sesiminas, 8, 15 e 22/1). Outro destaque da seleção, 'O Animal Agoniza' (Teatro da Cidade, 1 a 4/2) traz Guilherme Colina em texto intenso de Rita Clemente, que também dirige a montagem.

Frida em Fragmentos e Passos

Para o público infantil, foram selecionadas peças que recontam histórias clássicas como 'Pinóquio' (Teatro Francisco Nunes em 6 e 7/1, Biblioteca Pública em 13 e 14/1, 3 e 4/2), 'Rapunzel' (Centro Cultural Unimed-BH Minas, 13 e 14/1) e 'A Pequena Sereia' (Centro Cultural Unimed-BH Minas, 4/2). Figuras mais recentes no imaginário da criançada também estão presentes em adaptações derivadas do cinema, como 'As Aventuras de Buzz, Wood e Jessi' (Pátio Savassi de 4/1 a 7/1 e de 1/2 a 4/2, quinta a domingo; Colégio Pio XII de 12 a 21/1, de sexta a domingo), 'A Liga da Justiça vs. Coringa' (Pátio Savassi de 4/1 a 7/1 e de 1/2 a 4/2, Colégio Pio XII de 12 a 21/1, sexta-feira a domingo) e 'As Novas Aventuras da Patrulha - O Sumiço de Rocky' (Teatro Padre Machado de 8 a 28/1, às segundas, quartas e quintas, além de dois domingos: 21/1 e 28/1).

49ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança
Ingressos promocionais custam R$ 25, disponíveis nos postos da Sinparc (pagamento em dinheiro ou débito) ou no site www.vaaoteatromg.com.br. Não é válida a meia-entrada para estes valores.
Nas bilheterias dos teatros onde a peça será apresentada, o preço é definido pela casa.
Consulte mais informações sobre os espetáculos no site da campanha