FecharX

Presépio de metal? Exposição em BH reúne criações inusitadas com imagens do Natal

Obras vencedoras do Concurso Nacional de Presépios podem ser conferidas até fevereiro na capital



Créditos da imagem: FAOP/Divulgação
Main presepio de metal exposicao em bh autor samuel silva dos santos 2020
Personagens da história do nascimento de Jesus são representadas por talheres em presépio assinado por Samuel Silva dos Santos
Redação Sou BH
07/12/22 às 13:45
Atualizado em 07/12/22 às 13:45

Presépios fazem parte do Natal de muitas famílias, e cada uma dá seu toque pessoal à homenagem – mas os exemplares reunidos pelo Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto costumam ir bem além do comum, feitos de materiais inusitados ou com abordagens artísticas próprias. Até fevereiro, 30 criações vencedoras de edições passadas da disputa são expostas em BH no Centro de Arte Popular, próximo à Praça da Liberdade. 

As obras foram reunidas ao longo de 50 anos do concurso, que escolhe o melhor presépio anualmente por votação do público e de um júri técnico. Imagens de Maria, José e do menino Jesus, mais os três Reis Magos e outros elementos indispensáveis para contar a história do Natal, ganham diferentes interpretações nas leituras dos artistas. 

Há presépios feitos de pedra sabão, tecidos, madeira e até uma obra produzida com talheres de metal. "O público terá uma surpresa diante da criatividade presente em cada obra que compõe o acervo da mostra", garante Angelina Gonçalves, coordenadora do Centro de Arte Popular.

Já em Ouro Preto, ocorre em dezembro a 50ª edição do concurso, com 20 obras já selecionadas para a disputa. As peças serão expostas na cidade entre 7/12 e 6/01, com o resultado da votação popular divulgado em 7 de janeiro. 

Exposição 'Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto'
Centro de Arte Popular (Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes)
De 9/12 a 5/02. Terça a sexta de 12h às 18h30; sábado, domingo e feriado de 11h às 17h.
Entrada gratuita. Mais informações: (31) 99874-9567.