FecharX

Projeto Fartura recebe prêmio na França pelo curta-metragem O Mestre da Farinha

Filme contabiliza sua quarta medalha interncional, com prêmios também no Japão e Portugal



Créditos da imagem: Leandro Miranda
Main mestre da farinha   foto leandro miranda  5
Redação
19/06/20 às 23:00
Atualizado em 19/06/20 às 23:00

Na primeira edição digital do Festival Fartura (dias 19, 20 e 21 de junho), o projeto Fartura – Comidas do Brasil, maior plataforma de gastronomia do país, foi mais uma vez premiado com a produção audiovisual “O Mestre da Farinha”, que já tem medalhas em importantes concursos em Portugal e no Japão. O vídeo foi o grande vencedor da categoria de filmes informativos e institucionais da premiação francesa 9º Deauville Green Awards, em cerimônia virtual que aconteceu no dia 18 de junho, com a presença de Monique Barbaroux, Ministra da Cultura e da Comunicação da França.

A competição internacional é uma das mais importantes em reconhecimento a ações e práticas para enfrentar o desafio das mudanças climáticas, preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar das gerações futuras. A cada edição, participam mais de 500 filmes de 35 países. “O Mestre da Farinha” concorreu com outras grandes produções, inclusive uma da BBC de Londres.

O filme conta a história do “Seu Bené”, da cidade de Bragança, no Pará. Com mais de 70 anos de idade e considerado um mestre, ele mantém uma tradição amazônica centenária e produz, ainda hoje, a mais famosa farinha da região, com a mandioca que cultiva no próprio quintal.

As gravações aconteceram durante uma Expedição Fartura, viagens de pesquisa que percorrem todo o Brasil em busca de personagens, ingredientes e receitas. Todas as viagens são registradas e disponibilizadas em forma de conteúdo no site e redes sociais do projeto. E servem também como base para a curadoria dos Festivais Fartura.

Assista: