Cultura

Quarteirão das Artes leva música, dança, fotografia e feira criativa ao coração de BH

De 17 a 19 de setembro, o Quarteirão das Artes transforma a Praça Sete em ponto de encontro da cultura mineira; confira a programação


Créditos da imagem: Divulgação / Black Stevie
BH se transforma em festa de arte e cultura no Quarteirão das Artes BH se transforma em festa de arte e cultura no Quarteirão das Artes

Maria Clara Landim

|
17/09/25 às 08:27 - Atualizado em 17/09/25 às 11:28
compartilhe

No coração de BH, o quarteirão fechado da Rua Carijós, na Praça Sete, ao lado do Cine Theatro Brasil, recebe a edição 2025 do Quarteirão das Artes, nos dias 17 a 19 de setembro. Com três dias de evento gratuito, a iniciativa valoriza artistas locais e aproxima o público da cultura mineira, desde dança, música, gastronomia, fotografia a feira criativa.

Leia também:

Música e dança

A programação dos três dias está prevista para começar às 11h com o DJ Kriok, que anima o público nos intervalos das atrações até 19h. Na sexta-feira (19), Kriok divide o palco com o DJ Rafa Couto em um setlist especial para animar a capital mineira.

A série “Almoço Musical” abre espaço para shows ao vivo, às 12h. O forró do trio Manacá da Serra embala a quarta-feira (17). Já na quinta (18), é a vez da sertaneja Silvia Neiva. E na sexta (19), quem comanda o palco é a sambista Giselle Couto.

Às 15h, a cidade ganha um respiro com a série “Uma pausa para dançar”. O grupo Nó de Nós leva a dança contemporânea na quarta (17). Na quinta (18), a energia do soul chega com Black Stevie e convidados. No terceiro dia de evento, na sexta (19), o encerramento fica por conta do grupo de dança de rua Expressão Urbana.

Já às 17h, a série “Música para embalar o Happy Hour” garante trilha sonora para o fim de tarde, samba e pagode com Andrezza Duarte, na quarta (17); pop rock com Mary Pops, na quinta (18); e rap com Renegado, para fechar a sexta (19).

Fotografia e feira criativa

Além das atrações no palco, o público poderá conferir a mostra fotográfica “Centro em Foco”, que reúne 30 painéis com imagens históricas da região central de BH, fruto da coleção de Luiz Eduardo Corrêa. A proposta é revisitar a memória da cidade e estimular novos olhares sobre a Praça Sete e todo o entorno.

O espaço também recebe uma feira gastronômica e criativa em parceria com o Programa Economia Solidária da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). São 10 expositores de alimentos e bebidas em uma praça de alimentação coletiva, além de oito expositores de arte e cultura, que comercializam vinis, camisetas, objetos artísticos e presentes.

Outro destaque é o Espaço Gentileza, um ponto de acolhimento voltado para comunidades de pessoas com deficiência que frequentam a Praça Sete.

Praça Sete como palco cultural

A gestora cultural do Cine Theatro Brasil, Sandra Campos, conta que a proposta é ocupar o espaço público de forma criativa e inclusiva.

“Mais do que um convite ao descanso no horário do almoço ou no happy hour, esta é uma proposta de conexão com o Centro de BH, convidando quem circula por ali a vê-lo de um ângulo diferente, como ponto de encontro entre expressões artísticas e local de estímulo à solidariedade na cidade”, afirma Campos.

O evento é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pelo Governo de Minas e pela Associação Cine Theatro Brasil, com apoio da PBH. 

Serviço

  • Quando: 17 a 19 de setembro
  • Horário: 11h às 19h
  • Onde: Praça Sete – Rua Carijós, ao lado do Cine Theatro Brasil
    Rua dos Carijós, 244 – Centro, Belo Horizonte – MG
  • Programação: Gratuita
  • Classificação: Livre