Mineiros em destaque: os atores de 'Ainda Estou Aqui' que representaram Minas no Oscar
O Brasil conquistou no último domingo (2) a tão sonhada estatueta dourada na categoria de Melhor Filme Internacional com o longa ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles. Embora a narrativa foque na vida de Eunice Paiva e em sua luta pelo reconhecimento do desaparecimento e morte de seu marido, Rubens Paiva, o filme mantém uma relação indireta com o povo mineiro.
A história não se liga diretamente a Minas Gerais, mas três atores do filme têm conexão com o estado. Selton Mello, Bárbara Luz e Maitê Padilha, mineiros, representaram o estado no longa, agora vencedor do Oscar.
O intérprete de Rubens Paiva, nascido em Passos, Minas Gerais, em 30 de dezembro de 1972, iniciou sua carreira aos 8 anos, quando estrelou o seriado ‘Dona Santa’, na Bandeirantes. Conhecido por seus diversos papéis em novelas e filmes, Selton também atua como diretor e produtor. Sua filmografia inclui obras como ‘O Auto da Compadecida’, ‘O Palhaço’, ‘O Mecanismo’ e muitas outras.
Durante a premiação, Selton chegou a citar sua origem mineira. “Vou tietar todos, porque nasci em Passos, interior de Minas Gerais, e isso não é normal para mim. E sabe o que é mais legal? Eu nem preciso fazer esforço! O filme é amado!”, disse em entrevista a GloboNews.
Filha de Eduardo Moreira e Inês Peixoto, do Grupo Galpão, Bárbara Luz interpretou Ana Lúcia Paiva, filha do meio de Rubens e Eunice Paiva. Ela estreou no cinema aos 10 anos, no filme O Menino no Espelho, que retrata a infância de Fernando Sabino.
Nascida e criada em Belo Horizonte, Bárbara fez aulas de prosódia para aprender e reproduzir o sotaque carioca de sua personagem.
Leia também
Maitê Padilha nasceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, mas se mudou ainda criança para Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde cresceu.
No filme, interpretou Cristina, amiga dos filhos de Eunice Paiva. Maitê ganhou reconhecimento ao viver a protagonista Gaby Estrella na série da Globo que leva o mesmo nome. Ela também interpreta Mabel, personagem principal do longa ‘Um Ano Inesquecível – Inverno’, baseado em um livro de contos brasileiro