Cultura

‘Renato Russo – Cronologicamente’ une família do músico e banda de BH em tributo

Show em homenagem a fundador da Legião Urbana reúne histórias e vídeos inéditos


Créditos da imagem: Marcelo Dischinger/Divulgação
Banda mineira Legião V une forças com a única irmã de Renato em tributo que revisita a obra e a vida pessoal do cantor e compositor

Redação Sou BH

|
15/10/24 às 14:49
compartilhe

Nesta sexta-feira (18 de outubro), às 20h, o Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes) recebe o espetáculo audiovisual ‘Renato Russo – Cronologicamente’. Idealizada pela banda Legião V, em parceria com Carmem Teresa Manfredini, irmã do homenageado, a apresentação promete levar o público a uma imersão na vida e obra do cantor por meio de suas músicas mais marcantes.

O show destaca-se pela participação da única irmã e grande confidente de Renato Russo (1960-1996), que aplicou à concepção do projeto as histórias e memórias pessoais sobre o músico. Vinda diretamente de Brasília, Carmem se unirá à Legião V, considerada pela própria família de Renato como a melhor banda cover da Legião Urbana. Além das músicas, o evento contará com a exibição de fotos e vídeos inéditos do artista, projetados em um telão, oferecendo uma experiência única e nostálgica aos admiradores de sua obra.

Da trajetória de Renato à formação da Legião Urbana

Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, nasceu no Rio de Janeiro em 1960 e viveu parte da infância em Nova York. Ao voltar ao Brasil, enfrentou uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o obrigou a passar um período de recuperação entre a cama e a cadeira de rodas. Durante esse tempo, Renato começou a compor e a imaginar bandas, demonstrando sua paixão pela música desde cedo.

    Veja também: Mostra no Sesc Palladium celebra 95 anos da atriz Fernanda Montenegro 

Em 1979, fundou a banda Aborto Elétrico, que marcou o cenário musical de Brasília. Três anos depois, decidiu seguir carreira solo como “O Trovador Solitário” e, em 1982, formou a Legião Urbana ao lado de Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães. No ano seguinte, Dado Villa-Lobos se juntou à banda, que conquistou o público com letras profundas e produções marcantes. Em 1985, a Legião Urbana lançou seu primeiro álbum, iniciando uma trajetória de sucesso que consolidou seu nome na história do rock nacional.

Carmem, irmã de Renato Russo, com vocalista da Legião V: banda cover de BH é reconhecida pela família do cantor e compositor

Legião V: a banda mineira que perpetua o legado

Com base em Belo Horizonte, a banda Legião V é conhecida por suas interpretações fiéis das músicas da Legião Urbana. Seu nome faz referência ao quinto álbum da banda original, e o grupo já se apresentou em 26 estados do Brasil. A Legião V também conta com o reconhecimento da família de Renato, especialmente de dona Carminha Manfredini, mãe do cantor, que declarou a Legião V como sua banda cover favorita.

A banda mineira também é conhecida por suas aparições em programas de televisão em grandes emissoras como SBT, Record e Rede Globo, além de sua participação em diversas rádios. Seu trabalho tem se destacado em eventos e casas de rock em todo o país, solidificando a Legião V como uma referência no cenário de bandas cover.

Ingressos para ‘Renato Russo – Cronologicamente’

O espetáculo em tributo ao fundador da Legião Urbana tem ingressos à venda pela internet, já em segundo lote, por R$ 32,50 (meia-entrada) e R$ 65. Mais informações: (31) 3516-1360.