Evento no Mercado da Lagoinha celebra o reconhecimento do gênero na capital
Na semana do Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, o samba de Belo Horizonte passa a ser reconhecido como Patrimônio Cultural da Cidade. A conquista será oficializada em um evento gratuito, que acontece neste sábado (7 de dezembro), a partir das 11h, no Mercado da Lagoinha (Av. Pres. Antônio Carlos, 821 – Lagoinha).
Com direito a uma programação artística recheada, o evento ‘Horizontes do Samba’ traz apresentações de escolas de samba e blocos caricatos, além de rodas com diversos mestres e mestras da capital. A cantora Aline Calixto também marca presença como uma das atrações da festa com projeto Samba da Calixto.
A entrega do Inventário Participativo e Dossiê de Registro do Samba, que constata a importância cultural e histórica do gênero, marca a abertura da cerimônia. Sendo parte da comemoração do aniversário de 127 anos de BH, o evento integra o Circuito Municipal de Cultura, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon.
“O Samba é presença constante na cidade, exemplo disso é a Lagoinha, considerada o reduto do samba na capital, local onde se originaram diversos grupos, compositores e blocos de carnaval. O Samba é, inegavelmente, a nossa raiz cultural”, comenta a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreira.
Confira a programação da festa
11h: Samba como Patrimônio da Cidade
14h30: Roda de Samba com Mestras e Mestres de BH
16h30: Escola de Samba Unidos dos Guaranys, Escola de Samba Cidade Jardim, Blocos Leões da Lagoinha, Estivadores do Hawaí e Monarquia do Samba
17h30: Samba da Calixto, Fran Januário e Bloco Orisamba
19h30: Bloco Afro Fala Tambor e Samba da Meia Noite
Mestre de Cerimônia: Zu Moreira