FecharX

Termina nesta sexta o chamamento público da FeNapi para artistas de todo o país

Serão selecionadas até três obras nacionais, três do interior de Minas Gerais e três de Belo Horizonte e região metropolitana



Créditos da imagem: Carolina Cândido
Main yaga   fenapi   foto de carolina c%c3%a2ndido
No formato online, em razão da pandemia, a equipe de curadoria irá selecionar propostas nas áreas de teatro, dança, circo, performance, artes visuais e música
Redação Sou BH
29/04/21 às 12:58
Atualizado em 29/04/21 às 12:58

Os artistas de todo o país têm até esta sexta-feira (30) para participarem do chamamento público para a 2ª edição FeNAPI – Arte entre Infâncias, idealizado pela Insensata Cia. de Teatro. No formato online, em razão da pandemia, a equipe de curadoria irá selecionar propostas nas áreas de teatro, dança, circo, performance, artes visuais e música. 

Serão selecionadas até três obras nacionais, três do interior de Minas Gerais e três de Belo Horizonte e região metropolitana. As obras nacionais e estaduais deverão ser preferencialmente inéditas na cidade de Belo Horizonte. A curadoria resguarda o direito de convidar espetáculos não inscritos, caso julgue que eles possam contribuir para a construção reflexiva e conceitual da programação do festival

Os espetáculos inscritos serão analisados por uma curadoria composta por Brenda Campos, Carol Fescina e Keu Freire. Entre os critérios, serão considerados aspectos como a diversidade da programação, a valorização da capacidade de reflexão crítica da criança, o cuidado com a experiência estética, as potências artísticas e suas possíveis relações com o contexto de pandemia e isolamento social.

Para Carol Fescina, o festival tem olhar voltado para a diversidade, abarcando questões cronológicas, geográficas, históricas e psicológicas. “Há algum tempo entendo e pratico a curadoria como um exercício de imaginação política. Penso nesse espaço como uma possibilidade de formalização de mundos impossíveis, especialmente quando relacionado as artes para e com as infâncias”.

As inscrições para o chamamento devem ser realizadas via formulário online que se encontra disponível neste link. Podem se inscrever trabalhos dedicados às infâncias, em diversos gêneros, formatos e linguagens.

Além dos espetáculos, a programação traz ainda oficinas, seminário, palestras e um painel crítico com textos reflexivos sobre as obras apresentadas. Toda programação será transmitida gratuitamente no Facebook, Instagram e pelo canal do Youtube da Insensata Cia de Teatro.