FecharX

Trama Festival reúne em Contagem espetáculos teatrais, apresentações musicais, cortejo e oficina

A programação gratuita começou no último dia 2 e segue até este domingo (11/9)



Créditos da imagem: Alicia Antonioli
Main estreiapartidas aliciaantonioli 13
Redação Sou BH
09/09/22 às 10:22
Atualizado em 09/09/22 às 10:22

O Trama Festival está de volta à cidade de Contagem, na região metropolitana de BH, no formato presencial, após um hiato de quatro anos. Em 2020, ano em que a pandemia freou às atividades culturais, a segunda edição do festival realizou ações online, mas voltou a ocupar praças, parques, escolas, espaços culturais e até mesmo um estacionamento de shopping, fazendo valer a máxima de que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. A programação gratuita começou no último dia 2 e segue até este domingo (11/9). 

Programação

9/09
     10h e às 20h - "Q 2.0”, do TeatroPAN (Chile)
Versão do clássico Dom Quixote, mas, desta vez, com um fanático pelos quadrinhos que resolve desbravar o mundo a bordo de uma bike.
Parque Fernão Dias, rua Rio Comprido, 5, Riacho
Retirar ingresso no local 1 hora antes do início da apresentação

10/09
     14h até 17h - Oficina “Estar no Palco”, com TeatroPAN (Chile)
O TeatroPAN convida artistas, por meio desta oficina, a vivenciarem a atuação, sob a premissa que atuar é viver uma situação real, vivenciá-la, habitá-la em um presente absoluto com todas as possibilidades que dele possam surgir.
Espaço Trama de Teatro, rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima
Vagas limitadas - inscrições Instagram do Trama
     18h30 - Espetáculo “Capitão Fracasso”, da Companhia. de Teatro (BH)
O espetáculo retrata a luta diária das pessoas, dos artistas, que lutam para fazer arte, para fazer teatro.
Praça da Prefeitura, Presidente Tancredo Neves, 200, Camilo Alves
Não é necessário retirar ingressos.
     20h - Espetáculo “E Ainda Assim se Levantar”, da Cia. de Teatro Luna Lunera
Como encontrar forças para seguir em frente? Como manter a esperança e o desejo com todas as ameaças no futuro? Como ainda ajudar e ouvir o outro quando se está prestes a cair?
Espaço do Encontro, na área interna da prefeitura (Praça Presidente Tancredo Neves, 200, Camilo Alves)
Retirar ingresso no local 1 hora antes do início da apresentação.

11/09
     10h - Espetáculo “Malazartes”, Cia. Fofocas de Teatro (Barroso)
Você acredita em destino? Você acha que existe um caminho predeterminado para cada um de nós? Às vezes pensamos que nossa vida já está traçada e trilhada e que não podemos fazer nada para mudá-la, mas para Malazartes algo de muito estranho estava armado e boa coisa não era.
Parque Ecológico do Eldorado (Rua Paineiras, 1.722, Eldorado)
Não é necessário retirar ingressos.
     18h - Espetáculo “Gota D’Água”, Cia Baiana de Teatro Brasileiro (Salvador)
A história retrata as dificuldades vividas por moradores de um conjunto habitacional, a Vila do Meio-Dia, que na verdade são o pano-de-fundo para o drama vivido por Joana e Jasão que, tal como na peça original, escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes, larga a mulher para casar-se com Alma, filha do rico Creonte.
Espaço do Encontro, na área interna da prefeitura (Praça Presidente Tancredo Neves, 200, Camilo Alves)
Retirar ingresso no local 1 hora antes do início da apresentação.
     19h30 - Arturos Filhos de Zambi - Jongo
Este é o grupo mais recente da Comunidade, criado a partir do desejo dos adolescentes e jovens formarem um grupo de dança e percussão, voltado para apresentações artísticas. Nesse grupo, os jovens aprendem, experimentam e recriam outras práticas musicais e coreográficas afro-brasileiras. Seus projetos proporcionam aos jovens a elaboração e expressão de sua identidade juvenil urbana
atual e, ao mesmo tempo, contribuem para mantê-los unidos dentro dos valores da família, da transmissão e do reforço dos saberes tradicionais comunitários.
Praça da Prefeitura (Presidente Tancredo Neves, 200, Camilo Alves)
Não é necessário retirar ingressos.

Neste ano, o Grupo Trama de Teatro completa 24 anos de trajetória. Fundado em 1998, em Belo Horizonte, a companhia, atualmente sediada em Contagem (MG), pauta-se pela criação de memoráveis espetáculos, como “Abracadalivro” (1998/1999), peça infantil com direção de Glicério Rosário; “O Homem da Cabeça de Papelão” (2001/2002), com direção de Marcelo Bones; “Tabu” (2003/2004), com direção de Gustavo Bartolozzi; e “Os Três Patéticos” (2006), com texto inédito e direção de Eid Ribeiro. As montagens têm como característica lançar luz em temas que provoquem a reflexão crítica sobre a sociedade atual. Além do festival, o grupo planeja ainda para este semestre a segunda edição do projeto LivroCenAção e dar sequências às oficinas de teatro na cidade.