FecharX

Uma pausa para as palavras no Circuito Literário

Uma pausa para as palavras no Circuito Literário



Créditos da imagem: Divino Advincula
Main 185720 praca da liberdade divino advincula
Praça da Liberdade recebe o Circuito Literário, de 12 a 16 de novembro
Redação Sou BH
20/01/15 às 19:52
Atualizado em 01/02/19 às 20:02

Por Débora Gomes jornalista Sou BH

Durante o mês de novembro, BH se transforma na capital da literatura. Além da Bienal do Livro de Minas, realizada entre os dias 14 e 23, os mineiros também podem desfrutar de uma programação intensa no Circuito Literário, que acontece entre os dias 12 e 16, nos equipamentos de um dos cartões postais mais queridos da capital: a Praça da Liberdade

 “Já tínhamos previsto uma ação integrada, em rede, como parte da Política Cultural e Educativa do Circuito Cultural Praça da Liberdade”, conta a gerente executiva do Circuito, Cristiana Kumaira. A partir daí, teve início uma busca por um tema que fosse comum a todos os museus e espaços que cercam a praça. “A literatura foi esse elo”, completa Cristiana.

A programação é toda gratuita, e inclui atividades nos turnos da manhã, tarde e noite. “Nosso objetivo é oferecer ao público uma experiência prazerosa de convívio com a literatura e seus protagonistas: os autores”, explica a gerente. Para isso, cerca de 70 autores convidados participam de atividades como debates, mesas redondas, oficinas, contação de histórias e saraus, além de shows musicais. “É a comunhão das artes em torno da literatura”, avalia Cristiana.

Entre os convidados, há nomes como o dos belo-horizontinos Humberto Werneck e Carlos de Britto e Melo, além do angolano José Eduardo Agualusa, o pernambucano Marcelino Freire, o curitibano Cristovão Tezza, os paulistas João Carrascoza e Noemi Jaffe, e muito mais. “Podemos garantir é que há programação para todas as idades e gostos”, afirma a gerente.

“Em meio a essa correria do dia a dia, propor uma pausa para a leitura é, igualmente, propor um momento para cuidar da mente e da alma”, observa Cristiana. Ainda segundo a gerente, a leitura em BH está crescendo cada vez mais, com projetos regulares e eventos literários que dão visibilidade aos autores locais. “Essas atividades contribuem para projetar a cidade para além de suas montanhas”, completa.

“Queremos tornar a Praça da Liberdade uma verdadeira cidade das palavras”, completa Cristiana. Para saber mais sobre a programação do circuito, é só clicar aqui e conferir todas as atividades.