FecharX

Virada Cultural de Belo Horizonte terá 250 atrações gratuitas

Para essa edição houve um aumento de cerca de 30% das atrações artísticas



Créditos da imagem: Léo Lara
Main viradabh chama o s%c3%adndico foto leo lara 0309
Redação Sou BH
26/08/22 às 10:09
Atualizado em 26/08/22 às 10:09

O aguardado retorno da Virada Cultural de Belo Horizonte já tem data marcada. Nos dias 3 e 4 de setembro mais de 250 atrações vão ocupar o espaço urbano da capital mineira. A programação é bastante plural, extensa e diversa e reúne música, teatro, intervenções urbanas e performances, entre outras expressões artísticas. Com o tema "É Virada & Misturada, a gente junto é mais Feliz", a edição acontecerá nas ruas da capital mineira, com atividades totalmente gratuitas, no Parque Municipal, Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Avenida dos Andradas, Rua Guaicurus, Aarão Reis e Praça Sete. Em breve será divulgada a programação completa.

E tem novidade: para essa edição, houve um aumento de cerca de 30% das atrações artísticas que acontecem nos trajetos entre os palcos, ampliando, assim, a experiência com a cidade e com o outro. Somam-se a essas ações, os mais recentes movimentos de ocupação do espaço urbano – festivais de mappings, pintura de empenas, luzes e festas em locais improváveis da cidade.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a Virada Cultural expressa o compromisso da Prefeitura com a cultura, os artistas e o público da cidade. ¨Após os grandes desafios enfrentados pelo setor cultural nos últimos dois anos com a pandemia, a arte volta às ruas e aos palcos, movimentando as energias criativas, a alegria e fortalecendo ainda mais a retomada da economia da cultura, fazendo girar diversas cadeias produtivas ligadas ao comércio, aos transportes, restaurantes e bares. A arte e a cultura se reencontram com a cidade e seus espaços públicos emblemáticos com a possibilidade de vivenciar uma multiplicidade de atrações durante 24 horas¨, celebra Eliane Parreiras.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância da Virada Cultural para a cidade. “Acreditamos que essa edição da Virada Cultural tem tudo para ser mais um passo importante no fortalecimento da cultura em Belo Horizonte. A seleção das atrações e o aumento das atividades nos percursos entre os palcos, certamente deixarão a cidade mais lúdica e acessível, além de garantir o sucesso desse que é um evento dos mais relevantes para Belo Horizonte¨, comemora Luciana Féres. 

Algumas das atrações já confirmadas:

OCUPAÇÃO DA ESTAÇÃO - A Praça da Estação é um marco no histórico da Virada Cultural e, reinventar e ampliar a sua ocupação, é um desafio desta edição. Como uma grande vitrine de movimentos culturais e comportamentais da cidade, a Virada Cultural 2022 convidou os agentes que já promovem essa ocupação no local: a “Praia da Estação” ganhará mobiliário de praia e redes de descanso; a obra “As Serpentes”, do artista Jaider Eisbel, e o coletivo “Homem Gaiola 1MPAR” com mapping, laser e projeção estarão no prédio do Museu de Artes e Ofícios, que completa 100 anos em 2022. Esportes urbanos, futebol de sabão, totó humano, bike anjo e outras intervenções complementam as atividades no espaço. E as atrações não param por aí, o público ainda vai contar com as principais festas da cidade: Masterplano, Eleganza, Transa! e @bsurda.

PARQUE MUNICIPAL - O coletivo “Duas ideias” criou anéis de LED e letreiros luminosos com frases emblemáticas para as árvores e jardins, criando uma instalação onírica. E o público poderá vivenciar intensamente essa instalação ao acompanhar a programação de 2 palcos que serão montados, um em frente ao Teatro Francisco Nunes e outro no gramado, próximo ao Palácio das Artes, que terão atividades durante as 24 horas.

AÇÕES DE PERCURSO - No perímetro entre os palcos da Virada 2022, esportes urbanos, artes visuais, intervenções, instalações, performances e mobiliários vão transformar o centro em um grande espaço de convivência. O projeto “Librário” oferece uma oficina de Libras e uma intervenção de lambe-lambes com mensagens informativas e conteúdo inclusivo. Já “Ao pé do ouvido” é uma caminhada audiodescritiva com profissionais acompanhando portadores de deficiência visual pela programação da Virada e pelos espaços do centro.

INTERVENÇÕES E OUTRAS LINGUAGENS - O tradicional “Mundialito de Rolimã” continua na Av. Assis Chateaubriand, mas, desta vez, acompanhado da “Corrida Maluca”, um campeonato alegórico de rolimãs. O projeto “Cine Quintal” propõe 10 horas de programação de cinema tendo a arte e a cultura como foco, com os documentários “Duelo de MCs”, “Encontro de Pajés”, “Filme de Rua”, entre outros. “As ruas falam” leva projeções de Silvi Clapp, a partir do registro de arte urbana pela cidade. O grupo Viela dispõe balanços em plena avenida dos Andradas, embaixo do Viaduto de Santa Tereza. Enquanto a instalação interativa “Prisma”, no túnel do metrô, é composta por sombras, cores e sons gerados pelo movimento das pessoas.

PARCERIAS - A programação da Virada Cultural 2022 tem parceria com festivais que vêm enriquecendo a cena cultural de BH. O “Dia da Amazônia” leva shows de música e dança; o “Festival Azeda” tem apresentações de rap, música instrumental e MPB; o “Festival Sonora” conta com shows locais e nacionais; o “BH Stone”, marca presença com o rock; o “Festival Fora de Cena” tem rock e funk; o “Verbo Gentileza” agrega à programação shows, DJs, feira de agronegócios, ações formativas e audiovisual; e o “Festival de Dança de Salão Contemporânea” promove bailes-espetáculos.

COMPOSIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO - Para compor a programação da Virada Cultural 2022, a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico, abriu inscrições para artistas individuais, grupos e coletivos e recebeu 1.357 propostas. A grade final contará com cerca de 100 selecionados, além de uma programação associada que, juntos, somam em torno de 250 atrações. A programação completa da Virada Cultural 2022 será divulgada em breve.

Serviço
Virada Cultural 2022
3 de setembro, às 19h, até 4 de setembro às 19h
http://portalbelohorizonte.com.br/virada