Cultura

Ziraldo interativo: exposição leva público para dentro da obra de cartunista em BH

'Mundo Zira' fica em cartaz no CCBB até 9 de setembro, com entrada gratuita


Créditos da imagem: Renata Duarte/Divulgação
Espaços de interatividade convidam visitante a mergulhar nas obras de Ziraldo, com chance de editá-las e até de se ver como protagonista

Redação Sou BH

|
25/06/24 às 17:52
compartilhe

A versatilidade e autenticidade da obra de um dos maiores cartunistas brasileiros são celebradas em ‘Mundo Zira – Ziraldo Interativo’, exposição inédita em BH que faz temporada gratuita entre 26 de junho e 29 de setembro, no CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários). A mostra propõe uma jornada imersiva pelo legado de Ziraldo (1932-2024), através da interação com algumas de suas criações mais conhecidas e queridas pelo público. 

Passeio por obras e personagens inesquecíveis

Universos imaginados pelo multiartista mineiro, eternizados em obras como ‘Flicts’, ‘O Menino Quadradinho’ e ‘A Turma do Pererê’, ganham áreas temáticas. Os espaços recorrem à tecnologia para oferecer aos visitantes a chance de interagir com as criações, seja através de telões, projeções ou em telas menores. A exposição inclui ainda um mini estúdio, onde o público tem a oportunidade de se ver dentro dos desenhos do cartunista.

Telas interativas expandem conexão do público com as obras de Ziraldo na exposição ‘Mundo Zira’

“Essa é uma exposição para ser imersiva, divertida, dinâmica, indo além da contemplação, convidando o visitante a atuar e fazer parte da brincadeira. Pensando nessa interatividade, voltamos ao vastíssimo acervo do Ziraldo com essa ideia de dar vida ao papel, como estamos fazendo com ‘Flicts’, seu primeiro livro infantil, quando o visitante se transforma em um maestro da ‘orquestra das cores’ que compõe a história”, exemplifica Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo.

Interação abre porta para novas leituras

Filha de Ziraldo e curadora artística do instituto que leva o nome do pai, Daniela Thomas enxerga as ferramentas de interatividade como uma maneira de expandir as leituras possíveis para a obra do artista. Ela assina direção artística e curadoria da exposição ao lado de Adriana.

Graças a recursos tecnológicos, público pode se enxergar inserido nas obras do cartunista mineiro

“Toda a exposição é uma festa, e com as possibilidades interativas, essa será uma festa ainda maior, com as pessoas se relacionando com as obras. Eu acho que a nossa vida, dentro desse universo ligado aos games, às telas, vem fazendo com que as pessoas, principalmente as crianças, sintam necessidade desse engajamento para terem uma relação. É como se a visão pura já não desse mais conta da ansiedade com a experiência estética de uma obra”, observa Thomas.

Ziraldo em BH: afeto pelo público mineiro

A chegada de ‘Mundo Zira’ à capital mineira dá sequência à jornada bem-sucedida da exposição, que estreou no CCBB Brasília em 2022 com temporada que reuniu mais de 65 mil visitantes. Em seguida, o projeto passou pelo CCBB Rio, onde foi visto por mais de 185 mil pessoas. A passagem por BH retoma ainda a relação de afeto que o cartunista sempre manteve com o público de Minas, como explica Adriana Lins. 

Passagem da exposição por BH retoma laço que Ziraldo sempre manteve com Minas, estado onde nasceu

 “Costumamos dizer que Ziraldo era um mineiro-carioca-cidadão do mundo, mas ele sempre disse, sem o menor pudor, o quanto ele era amado na sua cidade natal, Caratinga. O quanto ele se sentia em casa. Como era referência para ele em vários dos seus livros e como o que ele viveu lá, tanto na primeira infância quanto depois, no final da adolescência, foram determinantes para o afeto e o pensamento dele como artista e na vida toda. Então, levar Ziraldo para Minas resgata muito esse afeto”, comenta a curadora. 

Entradas para exposição do Ziraldo em BH

A entrada para ‘Mundo Zira – Ziraldo Interativo’ é gratuita, com retirada de ingresso pelo site do CCBB ou na bilheteria do centro cultural. Semanalmente, às quartas-feiras, novos ingressos serão disponibilizados para a semana seguinte, tanto no site, quanto na bilheteria. Ao selecionar o ingresso, o visitante escolhe a data e o horário. Crianças menores de 5 anos não precisam apresentar ingresso.