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Conta nos bares fica mais cara com Comida di Buteco

<p>Preço dos produtos do cardápio costuma dobrar nesta época</p>



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Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:31

Apenas dos pratos da 14ª edição do Comida di Buteco não pesarem muito no bolso, os bares têm exagerado nos preços dos acompanhamentos. Dependendo do estabelecimento, o restante do cardápio pode sair duas vezes mais caro durante o concurso. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pelo site de pesquisas Mercado Mineiro, entre terça e quinta-feira passadas, em 40 bares participantes.

O que o cliente nem sempre percebe é que nas entradas e demais opções oferecidas há disparidades entre os preços de até 160,9%, a exemplo da porção de mandioca frita, encontrada a R$ 6,90 e a R$ 18, maior valor verificado pelos pesquisadores. Os custos das bebidas variam de 11,1% pelo chope a 100% por um suco de laranja.

?Observamos que, apesar de os preços dos pratos que estão participando do concurso serem razoáveis, entre R$ 20,90 e R$ 22,90, existe grande variação entre os petiscos que estão fora do Comida di Buteco. A diferença atinge também a cerveja, refrigerantes em lata e outras bebidas, como a caipirinha?, alerta Feliciano Abreu, diretor-executivo do Mercado Mineiro.

É o caso das carnes na chapa ou na brasa, vendidas como especialidade em diversos restaurantes. A porção de meio quilo de picanha é encontrada a preços variando de R$ 35,90 a R$ 59,90, diferença de 66,9%. O menor preço da garrafa da cerveja Bohemia, R$ 5,20, foi encontrado na Região Norte da capital e o maior, R$ 7,50, na Oeste, perfazendo variação de 44,2%. A porção de batata frita na hora custa de R$ 8 na Região Leste da capital a R$ 18 na Zona Sul. Quem optar pelo suco de laranja, vai pagar R$ 5 na Zona Oeste e a metade disso no Centro da cidade.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), Fernando Junior, alguns fatores motivam a diferença de preços, como a variedade de custos da matéria-prima e a localização do bar, que reflete no valor do aluguel e, consequentemente, nos preços dos produtos.