FecharX

Dia Livre de Impostos deve contar com duas mil lojas com descontos

Em média, o brasileiro trabalha cinco meses só para pagar encargos



Créditos da imagem: Valter Campanato/Agência Brasil
Main compras natal
Redação Sou BH
09/05/19 às 21:39
Atualizado em 09/05/19 às 22:06

Imagina um dia cheio de descontos nos mais variados produtos? O Dia Livre de Impostos (DLI) é a sua oportunidade de concretizar esse sonho. No fim do mês, em 30 de maio, lojas de diferentes segmentos da capital mineira e de outras 299 cidades brasileiras vão vender produtos e serviços sem o valor dos impostos.

A ação é feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e pela CDL Jovem, há 13 anos em BH, e há três anos em outros estados, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre os altos índices de impostos no produtos comprados no dia a dia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto e o último que melhor retorna o dinheiro para a população. “A carga tributária brasileira está entre as mais elevadas do mundo, que corresponde a uma média de 41,8% do rendimento bruto de cada cidadão. Isto é, uma pessoa que recebe um salário mínimo perde pouco mais que R$ 415 do pagamento sem receber nada em troca. O brasileiro trabalha, em média, 153 dias por ano, o que corresponde a cinco meses, só para pagar encargos”, ressalta o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.

Adesão aumenta a cada ano

A última edição do DLI contou com mais de 820 empresas participantes e 3.800 itens diferentes à venda em BH. De acordo com Marcelo de Souza, em 2018, houve um crescimento de 40% de adesão dos lojistas em comparação à edição de 2017. “Este ano já temos novos participantes que aderiram ao movimento e a continuação de outros que nos acompanham há anos. Nossa expectativa é ter um aumento de 20% de adesão em relação ao ano passado”, afirma.

Entre os novos participantes do movimento estão as Lojas Rede, Elmo e Magazine Diniz. Já a Drogaria Araújo, Dog’s Shop e Centro Visão confirmaram a participação em mais uma edição. A Drogaria Araújo terá 248 lojas participantes em todo o estado. A Dog’s Shop vai ter cinco lojas comercializando mais de dois mil itens sem imposto e o Centro Visão participará com as 19 lojas da capital mineira. Outros estabelecimentos podem ser conferidos no site

Em 2019, 300 cidades brasileiras de 16 estados e mais de duas mil lojas devem participar do Dia Livre de Impostos. Os empresários interessados em aderir à ação podem acessar na página da ação ou entrar em contato com a CDL-BH pelo telefone (31) 3249-1666.