Economia

Recuperação da Lagoa da Pampulha: MG anuncia R$ 23 milhões para obras

Pacote prevê rede de esgoto, recuperação da avenida Otacílio Negrão de Lima e retomada da navegação turística


Créditos da imagem: Reprodução/Leandro Couri/EM/D.A Press
Lagoa da Pampulha Lagoa da Pampulha receberá passeios gratuitos de barco e novas obras de revitalização até 2026

Ana Clara Parreiras

|
24/09/25 às 16:57 - Atualizado em 24/09/25 às 18:14
compartilhe

O governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira (23) a destinação de R$ 23 milhões para obras de saneamento e recuperação da Lagoa da Pampulha. Os recursos, que serão aplicados pela Copasa, fazem parte de um acordo firmado com o Ministério Público Federal e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem.



Redes de esgoto

O plano prevê a instalação de quase 12 km de redes de captação de esgoto na região da bacia da Pampulha. Desse total, 1 km ficará em Belo Horizonte e mais de 11 km em Contagem.

Segundo o governo, a intervenção permitirá que a capital alcance a totalidade de cobertura de coleta na área, enquanto Contagem chegará a 99%.

Cerca de 700 moradias de Contagem serão conectadas ao sistema, incluindo casas da ocupação Guarani Kaiowá. Para as famílias, a medida significa acesso a saneamento básico em um espaço até então desassistido.

Infraestrutura e entorno

Além da rede de esgoto, o pacote inclui o reforço no bombeamento de resíduos para a Estação de Tratamento do Onça e obras na avenida Otacílio Negrão de Lima, que circunda a lagoa. O objetivo é ampliar as condições de uso da Pampulha como área de lazer e turismo.

As intervenções também preveem a retomada da navegação turística na lagoa, suspensa há anos. O projeto inclui a operação de um barco para 80 passageiros, com três viagens diárias.

A previsão é de que o serviço comece a funcionar entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, dependendo do processo de licenciamento ambiental.