Anuário da Cerveja contabiliza 178 cervejarias no estado
O número de cervejarias está aumentando em Minas Gerais. De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, divulgado nesta sexta-feira (30) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), existem 178 cervejarias registradas no estado. O número é 27,7% maior do que o registrado no ano anterior.
Segundo o levantamento, só no ano passado foram registradas 15 novas cervejarias em Minas. Nova Lima, com 23, Belo Horizonte, com 18, e Juiz de Fora, com 15, são as cidades mineiras com mais unidades.
O Mapa concedeu 5.895 novos registros de produtos para cerveja em Minas no ano passado. Somente Nova Lima foi responsável por 1.053 registros, seguida de Capim Branco, com 723, e Belo Horizonte, com 613.
O registro dos estabelecimentos é feito pelo Mapa que autoriza o funcionamento de cervejarias. Essa autorização considera elementos como capacidade técnica e condições higiênico sanitárias do empreendimento.
“A solicitação de registro de estabelecimento deve ser feita pela internet por meio do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários, e toda a gestão da relação da cervejaria com o Mapa é realizada exclusivamente neste sistema”, informa a pasta.