FecharX

Turistas movimentam shoppings da capital

<p>Lojistas já contabilizam crescimento de mais de 30% nas vendas</p>



Créditos da imagem:
Main 2006 economia
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

Os turistas estrangeiros que estão em Belo Horizonte acompanhando as partidas da Copa do Mundo estão movimentando os centros de compras em busca de lazer e compras. No Shopping Del Rey, que fica próximo ao Mineirão, o fluxo já cresceu 30% em função da chegada deste público e também de moradores da cidade em férias. Os setores que apresentam maior movimentação, segundo o coordenador de marketing do shopping, Guilherme Pimentel, são alimentação e vestuário. ?Temos recebido diariamente um fluxo de turistas que vêm fazer compras, passear e também fazer refeições e lanches no shopping?.

Entre os turistas, o Del Rey recebeu ontem (19) a Seleção Chilena. Hospedada na Toca da Raposa, a equipe passou a tarde no centro de compras passeando e fazendo compras. Para Ana Carolina Reis, vendedora da loja Chocolates Brasil Cacau do Shopping Del Rey, o movimento de turistas tem ajudado muito nas vendas. ?Todos os dias aparecem alguns, mas em dias de jogos no Mineirão o movimento é muito maior. E eles já chegam sabendo o que querem?.

Na loja Centauro do mesmo shopping, as vendas aumentaram mais de 37%. ?Esse é um número aproximado, pois temos a impressão de que cresceu muito mais?, conta o gerente da loja, Rogerio Paganini. Os itens mais vendidos são camisas de times, dependendo dos jogos que acontecerão em Belo Horizonte. ?Muitos turistas compram camisas do Brasil também?, explica.

O Shopping Estação BH, que fica no caminho entre o aeroporto e o centro da cidade, também tem atraído turistas estrangeiros. ?Já recebemos cerca de 6 ônibus com pessoas de várias nacionalidades como argelinos, americanos, colombianos, canadenses, belgas, chilenos e canadenses?, afirma a coordenadora de marketing, Maira Porto.

Com a chegada dos turistas, o fluxo e as vendas aumentaram 20% na loja Clube dos 13 do Shopping Estação BH. Os produtos mais procurados pelos estrangeiros, segundo o proprietário Lúcio Aleixo, são os de times locais, como camisas do Atlético e do Cruzeiro. ?Já os brasileiros, neste período do Mundial, estão comprando mais camisas do Brasil com escudos dos times mineiros e camisas retrô?, afirma.

A loja vende também souvenirs, como chaveiros, pratos, xícaras, garrafas e canecas com escudos dos times. E ainda, miniestádios, chinelos, bonés, meiões e bolas.

Outra loja do Estação que registrou movimento e vendas maiores em função da circulação de turistas no shopping é a Havaianas. Com produto tipicamente brasileiro, que tem preço superior no exterior, a loja já contabiliza 30% de aumento nas vendas e no fluxo. ?Estamos recebendo principalmente colombianos e argelinos, que buscam as Havaianas mais tradicionais?, conta a gerente Emanuele Svizzero.

No Shopping Contagem, que está localizado próximo à Pampulha, a presença dos turistas também tem sido notada, principalmente na Praça de Alimentação do mall, que registrou um aumento de fluxo e vendas nos dias de jogos em Belo Horizonte.

No restaurante Fogão Mineiro, os turistas têm aparecido em peso nos dias de jogos na capital mineira. ?Todos os finais de semana com jogos no Mineirão eles comparecem, sempre em grupos. Comprovamos um aumento de cerca de 30% nas vendas no último sábado, dia 14, em relação à média que temos nesse dia da semana?, afirma Irani Azeredo, proprietário do restaurante.

A loja Melissa, que lançou uma coleção inspirada no Brasil e com cores da  bandeira brasileira, registrou um grande fluxo de turistas espanhóis, argentinos e colombianos. Segundo a gerente da loja, Regina Ferreira, eles chegavam sempre procurando presentes que lembrassem o Brasil. ?Alguns turistas levaram 4 pares de sapatos. O que foi vendido a eles num final de semana representou cerca de 5% do nosso faturamento mensal?, acrescenta.

Fonte: Parole Comunicação