FecharX

Universidades oferecem consultoria gratuita para declaração do Imposto de Renda

Público pode esclarecer dúvidas sobre documentação e ser orientado na hora de preencher os dados



Créditos da imagem: Agência Brasil/EBC
Main agendcia braisl ir
Camila Saraiva
02/04/19 às 15:31
Atualizado em 02/04/19 às 15:43

Mais de 8 milhões de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em quase um mês de entrega, mas ainda falta mais de 70% do esperado para 2019, um total de 30,5 milhões.  E para quem ainda tem dúvidas de como preencher o formulário de receita e despesas e quais documentos são obrigatórios, existem serviços gratuitos que podem ajudar. Como é o caso da assistência oferecida por universidades de BH que dão uma consultoria pra auxiliar na declaração do IR ou esclarecer dúvidas.

Lembrando que o prazo para a entrega da declaração termina no dia 30 de abril e o processo pode ser feito de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Confira os locais e horários abaixo:

UNIBH

O atendimento gratuito é oferecido pelo curso de Ciências Contábeis e acontece até o dia 29 de abril. Para participar, o interessado pode agendar pelo telefone 99388-1242 ou e-mail nafaduaneirounibh@gmail.com. Os serviços acontecem no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do campus Cristiano Machado (Avenida Cristiano Machado, 4000, União, Belo Horizonte – MG). Os horários de atendimento são às segundas, quartas e sextas, entre 18h e 19h.

FUMEC

O auxílio acontece sempre no mês de abril, de segunda a sexta, das 15h às 18h, no prédio da FACE, na rua Cobre, nº 200. O público pode conferir a lista de documentos necessários para a declaração também com os alunos de Ciências Contábeis e depois retornar ao local para fazer o preenchimento das informações.

UNA

Até o dia 30 de abril, alunos dos cursos de Ciências Contábeis dos campi Aimorés e Linha Verde e das Faculdades Una de Betim e Una de Contagem, sob supervisão de professores, auxiliarão contribuintes de baixa renda, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

Os interessados devem apresentar a seguinte documentação: informe de rendimentos da empresa; informes bancários; informativo de pagamento de planos de saúde e comprovantes de pagamentos de médicos, dentistas, entre outros; comprovante de residência e dados dos dependentes. Não é necessário agendar o atendimento, basta comparecer a uma das unidades onde está sendo prestado o serviço, nos dias e horários de funcionamento de cada uma. Confira abaixo:

Campus Aimorés            
Endereço: Rua Aimorés, 1451, Lourdes
Atendimento: Todas as quintas-feiras   
Horário: 14h às 17h

Campus Linha Verde     
Endereço: Av. Cristiano Machado, 11.157 – próximo à estação de Metro Vilarinho e Shopping Estação BH           
Atendimento: todas as segundas e quartas-feiras           
Horário: 15h30 às 18h30

Faculdade Una de Betim             
Endereço: Av. Governador Valadares, 640 – Centro       
Atendimento: todas as terças e sextas-feiras    
Horário: 16h às 18h

Faculdade Una de Contagem    
Endereço: Av. João César de Oliveira, 5.775, Beatriz       
Atendimento: todas às quintas e sextas-feiras  
Horário: 15h30 às 18h

PUC MINAS

O Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), da PUC Minas, em parceria com a Receita Federal, atende neste semestre até 11 de junho, nas unidades Barreiro e São Gabriel e no campus Coração Eucarístico. O serviço é destinado a pessoas com renda até três salários mínimos e é feito pelos alunos de Ciências Contábeis, sob a supervisão de professores.

Na unidade Barreiro (av. Afonso Vaz de Melo, 1200), o atendimento é às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 18h, no prédio 3, sala 409.

Na unidade São Gabriel (rua Walter Ianni, 255), o atendimento é às sextas-feiras, das 16h30 às 18h30, na sala 3 do Bloco F.

No campus Coração Eucarístico (av. Dom José Gaspar, 500), o atendimento é às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 18h, na sala 202 do prédio 49.

O NAF também presta atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), ao produtor rural (Imposto Territorial Rural-ITR), sobre CPF e sobre Certidão Negativa de Débito de Pessoa Física (CND). No âmbito estadual, são esclarecidas dúvidas sobre o IPVA e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCDM) ; já no âmbito municipal, o núcleo tira dúvidas de IPTU e e-Consulta prévia de viabilidade de registro de empresas.