Educação

Designer mineira lança jogo sobre coleta seletiva na maior feira de jogos de tabuleiro da América Latina

Criado pela designer mineira Carline Patrícia, jogo será lançado na Diversão Offline 2026 e propõe ensinar reciclagem de forma lúdica para crianças e famílias


Créditos da imagem: Alessandro Carvalho | Divulgação
Carline Patrícia com o jogo Coleta Seletiva Carline Patrícia com o jogo Coleta Seletiva

Júlia Rhaine Diniz Silva

|
06/07/26 às 16:34
compartilhe

A designer mineira Carline Patrícia lança, entre os dias 10 e 12 de julho, o jogo de tabuleiro Coleta Seletiva durante a Diversão Offline (DOFF) 2026, considerada a maior feira de jogos de tabuleiro da América Latina. O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, e marcará a estreia nacional do título, que combina entretenimento e educação ambiental.


Leia mais:


Publicado pela editora Cooper Fun, o jogo foi desenvolvido para ensinar, de forma acessível e divertida, a separação correta de resíduos para reciclagem. Voltado principalmente para crianças a partir de cinco anos, o material também pode ser utilizado por jovens e adultos em ambientes escolares ou familiares.

Além do manual de regras, Coleta Seletiva inclui um guia didático com informações sobre reciclagem e sugestões de atividades para professores e famílias, ampliando seu uso como ferramenta pedagógica.

Segundo a autora, a proposta é aproximar as crianças da educação ambiental por meio da experiência lúdica.

O lançamento dá continuidade à produção de jogos educativos da designer. Em 2025, ela apresentou Diversidade e Inclusão, jogo cooperativo voltado à promoção de práticas inclusivas em escolas, empresas e instituições. A autora também possui títulos licenciados para publicação por editoras brasileiras e foi premiada com o segundo lugar na categoria Família do Prêmio Meeple d’Ouro pelo jogo MindClick.

Durante a DOFF 2026, o público também poderá conhecer outros trabalhos desenvolvidos por Carline, como Mil Mandalas, Giraflor e KGB x CIA, além do protótipo Stop Connect, selecionado para a Área Catarse de Protótipos da feira.

A produção de Coleta Seletiva foi viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Belo Horizonte. Ao todo, serão produzidas 2 mil unidades do jogo, das quais 400 serão destinadas à rede municipal de ensino e a centros culturais da capital mineira. O projeto conta ainda com apoio técnico das entidades Ciclo Reverso e Spiralis.

Após o lançamento em São Paulo, o jogo será apresentado em Belo Horizonte. No dia 21 de julho, a Usina de Cultura recebe uma sessão monitorada voltada ao público infantil. Já no dia 23, o Museu das Minas e do Metal Gerdau promove demonstrações durante a programação Férias é no Museu!, seguidas pelo lançamento oficial da obra na capital mineira.