Avaliação analisou mais de duas mil universidades localizadas em 115 países
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mantém sua posição como a 6ª melhor instituição de ensino superior do Brasil, conforme o ranking divulgado neste ano pela revista britânica Times Higher Education (THE), referência global em educação. A avaliação analisou mais de duas mil universidades localizadas em 115 países.
O estudo utiliza 13 indicadores de desempenho, divididos em cinco áreas principais: ensino (qualidade do ambiente acadêmico), pesquisa (produção científica, investimentos e reputação), citações (impacto e alcance das publicações), internacionalização (colaborações e intercâmbio de alunos e professores) e indústria (contribuições para o setor industrial por meio de inovações, consultorias e patentes).
No Brasil, a UFMG é precedida, respectivamente, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (5º lugar), PUC-Rio (4º), Universidade Federal do Rio de Janeiro (3º), Universidade de Campinas (2º) e Universidade de São Paulo (1º lugar). Entre essas, apenas a PUC-Rio é uma instituição privada.
No cenário internacional, a Universidade de Oxford, na Inglaterra, ocupa o primeiro lugar. Em seguida, aparecem o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Harvard, ambos localizados nos Estados Unidos.
Leia também: