FecharX

10 bares que fazem amar o Santa Tereza ainda mais fácil!

Com ares de cidade interiorana e a tradição dos bares de rua, Santa Tereza é a menina dos olhos de BH



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 125914 pra%c3%a7a duque de caxias sta teresa
Praça Duque de Caxias no bairro Santa Tereza
Redação Sou BH
20/04/16 às 18:38
Atualizado em 01/02/19 às 13:48

Que os belo-horizontinos e os barzinhos têm um caso de amor digno de um filme romântico, todo mundo já sabe. Mas os bares do Bairro Santa Tereza estão em um lugar especial do coração de cada morador da capital. Um dos maiores redutos boêmios da capital, o bairro mistura o tradicional e o moderno em suas calçadas mais que aconchegantes. Pensando nisso, o Sou BH reuniu alguns deles, só para dar um gostinho de quero mais. Confira!

1) Bolão
Conhecido como um dos melhores fins de noite de BH, o Bolão tem fama e tradição. Afinal, são cinco décadas de boêmia na região de Santa Tereza. E o grande astro da noite é o espaguete à bolonhesa. Outra opção que faz sucesso com os fregueses é o Rochedão, um PF com arroz, feijão (simples ou tropeiro), carne (de boi, frango ou porco), ovo, batatas fritas e macarrão.

2) Parada do Cardoso
Um dos mais conhecidos estabelecimentos do boêmio bairro de Santa Tereza, a Pizzaria Parada do Cardoso funciona em uma charmosa casa de dois andares. O espaço, embora simples, é aconchegante e confortável. Além das massas, que também são uma ótima escolha, o cardápio reúne tira-gostos típicos da cozinha mineira.

3) Bar do Orlando
Na ativa desde 1919, o longevo bar foi inaugurado originalmente como uma loja de artigos de pesca, já que na época da fundação ainda era possível tirar traíras e lambaris do Rio Arrudas, ali pertinho. Hoje, as prateleiras acomodam itens de mercearia, como sabão em pó e enlatados. O menu oferece porções de batatas fritas, linguiças e espetinho de frango. 

4) Bar Temático
O ambiente do bar é sempre descontraído e animado, misturando o nordeste a Minas. Os ares boêmios do Santa Tereza influenciam bastante a atmosfera do bar. Com mesinhas espalhadas pela calçada, o público pode se divertir e apreciar um tira-gosto bem mineiro com cerveja gelada.

5) Bar Santê
O Bar Santê é um pub bem a cara da região mais boêmia da cidade. Com um cardápio de dar água na boca, as opções vão de delícias, como o famoso e tradicional pão de queijo recheado, hambúrguer vegano, até a costelinha suína. Para beber, a casa oferece uma carta de coquetéis com drinques bem elaborados.

6) Bar do Museu Clube da Esquina
A música é o que faz desse bar a cara do Santa Tereza. Com uma programação musical variada, a casa recebe de terça a sábado, artistas variados com repertório influenciado pelo Clube da Esquina e MPB. No cardápio, destaque para Carne de sol com manteiga de garrafa, filet com fritas, bolinho de abóbora com recheio de carne seca.

7) Clube Mineiro da Cachaça
O Clube nasceu com o objetivo de divulgar a cachaça de alambique e oferecer espaço aos diversos produtores de Minas Gerais. O menu da casa conta com 1.200 rótulos da bebida, que está no cardápio em forma de drinks e tira gostos.

8) Câmara do Incomuns
A Câmara dos Incomuns é um bar pequeno e aconchegante, a cara do Santa Tereza, que possui um estilo diferente com uma decoração moderna. Com um cardápio diverso, tem cervejas artesanais e drinks mais elaborados. Para comer, oferece bruschettas dos mais diferentes tipos.

9) Bar Bocaiuva
Com muita irreverência, o Bocaiuva, no coração de um dos bairros mais boêmios da cidade, oferece boa comida e cerveja gelada para quem quer curtir a noite com os amigos.

10) Desde 1999
O bar reúne música, cinema e poesia. Tudo, é claro, acompanhado de saborosos petiscos e de cerveja bem gelada! O clima é descontraído e tranquilo e, as mesinhas espalhadas pela calçada, ajudam o público a desfrutar o melhor do cardápio típico mineiro.