FecharX

10 bares que fazem amar o Santa Tereza ainda mais fácil!

Com ares de cidade interiorana e a tradição dos bares de rua, Santa Tereza é a menina dos olhos de BH



Créditos da imagem: PBH/Divulgação
Main santa tereza bares lista dicas recomendacoes onde ir
Praça Duque de Caxias em Santa Tereza: bairro reúne opções de bares para todos os gostos
Redação Sou BH
20/04/16 às 18:38
Atualizado em 20/03/23 às 14:41

Que os belo-horizontinos e os barzinhos têm um caso de amor digno de um filme romântico, todo mundo já sabe. Mas os bares do Bairro Santa Tereza estão em um lugar especial do coração de cada morador da capital. Um dos maiores redutos boêmios da capital, o bairro mistura o tradicional e o moderno em suas calçadas mais que aconchegantes. Pensando nisso, o Sou BH reuniu alguns deles, só para dar um gostinho de quero mais. Confira!

Bolão
Rua Adamina, 104 (Praça Duque de Caxias) - Santa Tereza | Instagram 
Conhecido como um dos melhores fins de noite de BH, o Bolão tem fama e tradição. Afinal, são cinco décadas de boemia na região de Santa Tereza. E o grande astro da noite é o espaguete à bolonhesa. Outra opção que faz sucesso com os fregueses é o Rochedão, um PF com arroz, feijão (simples ou tropeiro), carne (de boi, frango ou porco), ovo, batatas fritas e macarrão.

Bar do Orlando
Rua Alvinópolis, 460 - Santa Tereza | Instagram
Na ativa desde 1919, o longevo bar foi inaugurado originalmente como uma loja de artigos de pesca, já que na época da fundação ainda era possível tirar traíras e lambaris do Rio Arrudas, ali pertinho. Hoje, as prateleiras acomodam itens de mercearia, como sabão em pó e enlatados. O menu oferece porções de batatas fritas, linguiças e espetinho de frango. 

Bar do Nivaldo - Mercadinho Bicalho 
Rua Mármore, 556 - Santa Tereza | Instagram
Funciona como um misto de bar e mercadinho de bairro à moda antiga na Praça Duque de Caxias. Ao primeiro olhar, frutas, queijos, linguiças, cervejas e cadernetas espalhados pelo ambiente dão a impressão de um certo caos, mas logo você percebe que tudo isso faz parte do charme da autêntica decoração. Comandado pelo carismático Nivaldo - ou Nivas para os íntimos -, o Mercadinho serve, desde 1985, petiscos, tira-gostos e iguarias, com mesas, cadeiras e guarda-sóis disponíveis na praça.

Bar Desde 1999
Rua Mármore, 758 - Santa Tereza | Facebook 
O bar reúne música, cinema e poesia. Tudo, é claro, acompanhado de saborosos petiscos e de cerveja bem gelada! O clima é descontraído e tranquilo. As mesinhas espalhadas pela calçada, ao clássico estilo de Santê, ajudam o público a desfrutar o melhor do cardápio típico mineiro. Destaque para o bolinho de mandioca, clássico da cozinha de buteco que o estabelecimento entrega nos trinques.

Bolotas 
Rua Mármore, 397 - Santa Tereza | Instagram 
Descrito como um "legítimo buteco raiz" pelo fundador, o Bolota's é tocado por Léo Ribeiro, também chamado de Bolota entre os mais chegados, e funciona de segunda a segunda. A decoração é a de tantos bares da capital e do interior, com caixas de cerveja empilhadas e um orelhão que remete aos botecos de outras épocas. No cardápio, destaque para a prexeca, petisco de carne bovina e suína à milanesa, que pode vir com acréscimo de jiló. Vale a pena conferir ainda as outras opções de tira-gosto na estufa, que mudam a depender do dia.

Protótipo
Rua Professor Galba Veloso, 216 - Santa Tereza | Instagram 
Bar dedicado às cervejas artesanais, com cerca de 30 rótulos sempre disponíveis além de marcas convidadas que aparecem ocasionalmente. A carta de drinks também traz seus destaques, como as variações de caipirinha baseadas em diversas frutas e batizadas de Mineirinhas. O cardápio tem opções de hambúrgueres, porções e petiscos individuais, além de algumas sobremesas. Tem música ao vivo em vários dias da semana.

Nicolau Bar da Esquina 
Rua Pouso Alegre, 2217 - Santa Tereza | Instagram
Projeto autoral de Léo Paixão, o Nicolau é um gastro bar que oferece releituras de pratos clássicos da cozinha mineira, reunindo os sabores que já nos são familiares e as técnicas de gastronomia conceitual que fizeram a fama do chef belo-horizontino. Tem menu de frituras como bolinho de feijoada, croquete de rabada e quiabos em tempurá de cerveja, além de uma seção tex-mex que inclui taquitos de berijela defumada e quesadillas de carne de panela. Carta de vinhos e coquetéis também traz clássicos e inovações. Funciona de terça-feira a domingo e aceita reservas. 

Bar da Lili
Rua Quimberlita, 254 - Santa Tereza | Instagram, Facebook 
Cozinha especializada em comida mineira, com tempero caseiro, oferece PFs clássicos com opções como galinhada, tropeiro, feijoada e rabada. Menu de petiscos tem como principal atração a coxinha, produzida por uma quituteira do bairro em parceria com o estabelecimento e apontada por muitos frequentadores como uma das melhores de BH.

Mercado da Boca 
Rua Silvianópolis, 464 - Santa Tereza | Instagram 
É um food hall, ou seja, um espaço único que reúne vários estabelecimentos e onde os clientes servem-se diretamente nos balcões de cada local. O modelo, semelhante às praças de alimentação, reúne em um só lugar casa de vinhos, drinkerias, um espaço só para happy hour, parrilla e pizzaria. Também tem unidades na Savassi, Buritis, Cidade Nova e Castelo.

Bar do Museu Clube da Esquina 
Rua Paraisópolis, 738 - Santa Tereza | Instagram 
A música é o que faz desse bar a cara do Santa Tereza. Com uma programação variada, a casa recebe de terça a sábado, artistas com repertório influenciado pelo Clube da Esquina e com bagagem de MPB em geral. A casa investiu pesado na ampliação da área de shows, e alguns dos eventos cobram entrada a parte. No cardápio, destaque para Carne de sol com manteiga de garrafa, filet com fritas e o bolinho de abóbora com recheio de carne seca.


Bônus
Pensa que acabou? O bairro mais boêmio de BH tem tantas opções que uma lista de 10 não seria suficiente. Confira outros lugares em Santa Tereza que estão no coração de SouBH e de muitos belo-horizontinos:

Bar do 1000Ton | Rua Mármore, 825 - Santa Tereza

Espeto da Esquina | Rua Bom Despacho, 2 - Santa Tereza

Bar du Pedro | Rua Quimberlita, 246 - Santa Tereza

Santa Esquina | Rua Quimberlita, 281 - Santa Tereza

Butiquim do Walter | Rua Mármore, 181 - Santa Tereza 

Taberna Santê | Rua Salinas, 2113 - Santa Tereza 

Bar Temático | Rua Pirité, 187 - Santa Tereza

Bar da Gabi | Rua Silvianópolis, 197 - Santa Tereza

Old Bar | Rua Alvinópolis, 122A - Santa Tereza 

Alpendre | Rua Mármore, 70 - Santa Tereza 

Iracema Bistrô Bar | Rua Almandina, 56 - Santa Tereza

Bar do Alemão | Rua Quimberlita, 126 - Santa Tereza 

Liverpool Bar | Rua Salinas, 178 - Santa Tereza 

Bar do Mozart | Rua Mármore, 42 - Santa Tereza 

Fundos da Floresta Bar | Rua Paraisópolis, 855A - Santa Tereza

Bar e Mercearia 39 | Praça Duque de Caxias, 39 - Santa Tereza