Restaurantes da capital apostam em versões baianas, capixabas e nordestinas do prato
Culinária do mar ganha espaço em casas que destacam tradições baianas e capixabas
Com influências baianas, capixabas e nordestinas, a moqueca tem conquistado espaço em cardápios de restaurantes de BH.
A cidade, distante do litoral, abriga casas especializadas em peixes e frutos do mar que recriam o prato em diferentes versões — da tradicional moqueca capixaba ao preparo com dendê e leite de coco. A seguir, cinco locais para quem quer experimentar o prato na capital mineira.
Veja também:
Localizado na região centro-sul da cidade, o Dona Fulô é voltado à culinária nordestina. No cardápio, a moqueca divide espaço com tapiocas, caldos e o tradicional acarajé.
Endereço: R. Santa Catarina, 778 – Lourdes
Ponto conhecido entre os apreciadores da comida baiana, o Baiana do Acarajé serve versões clássicas de moqueca, bobó e vatapá. O cardápio inclui também entradas como casquinha de siri e pastel de camarão.
Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 395 – e 440 – Savassi
Inspirado nas cozinhas litorâneas do Espírito Santo, o Camburi é especializado em peixes e frutos do mar. A moqueca capixaba é a principal atração, feita em panela de barro e acompanhada de pirão e arroz.
Endereço: R. Minas Novas, 13 – Cruzeiro
No bairro Buritis, o Canto de Mainha mistura gastronomia e entretenimento. O cardápio reúne pratos típicos do Nordeste, como moqueca, pititinga frita e pastel de siri. Às quartas-feiras, a casa promove karaokê e rodada dupla de caipirinha, atraindo o público que busca uma experiência mais descontraída.
Endereço: Rua Heitor Menin, 115 – Buritis
Com um sistema de rodízio de frutos do mar, o Do Peixe oferece moqueca de peixe entre as 18 opções de pratos e guarnições disponíveis. O espaço também serve porções individuais e petiscos, como camarão frito e bolinho de bacalhau. O rodízio acontece às terças e sábados, das 19h às 23h.
Endereço: Rua Dr. Jeferson de Oliveira, 231 – Santa Amelia