Gastronomia

Azeite produzido em MG é eleito o melhor do Brasil em Paris

Azeite Mantikir Grappolo, da Vinícola Essenza (MG), é eleito o melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo no concurso Olio Nuovo Days


Créditos da imagem: Foto: Divulgação/Régis Silva/Vinícola Essenza
Uma mão segurando o azeite Mantikir Grappolo, eleito o melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Azeite Mantikir Grappolo, produzido em Maria da Fé (MG), é eleito o melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo no concurso Olio Nuovo Days, em Paris.

Yasmin Oliveira

|
25/09/25 às 15:47 - Atualizado em 25/09/25 às 15:50
compartilhe

A Vinícola Essenza, de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, produziu o azeite Mantikir Grappolo, que foi eleito o melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo. O concurso Olio Nuovo Days, realizado durante o Festival Du Monde em Paris, na última terça-feira (23/9), concedeu o prêmio ao azeite. Além do título nacional, o produto mineiro atingiu o segundo lugar no ranking do Hemisfério Sul.

O Olio Nuovo Days celebra a cultura do azeite de oliva de alta qualidade. Primeiramente, a competição avalia, no início do ano, os melhores azeites do Hemisfério Norte. Em seguida, em setembro, premia os destaques do Hemisfério Sul. Entre os países participantes, estão Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Peru, Uruguai e África do Sul.

Além disso, o segredo do azeite vencedor reside na cultivar Grappolo 541, uma variedade de origem italiana que se adaptou ao clima da Serra da Mantiqueira. Registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária, essa cultivar integra um grupo de 11 variedades homologadas pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). Vale destacar que a instituição foi pioneira no cultivo de oliveiras no Brasil e realizou a primeira extração de azeite extravirgem do país em 2008.

Para o proprietário da vinícola, Herbert Sales, a premiação confirma a qualidade do trabalho que ele desenvolve no olival, localizado a 1.900 metros de altitude, considerado o mais alto do Brasil.

A trajetória do Azeite Mantikir

A história do Mantikir começou em 2015, quando Herbert Sales plantou as primeiras oliveiras em Santo Antônio do Pinhal, no Vale do Paraíba (SP). Quatro anos depois, em 2019, a marca transferiu suas atividades para a Fazenda Tuiuva, em Maria da Fé, onde passou a produzir e extrair o azeite.

Além disso, segundo Sales, o rótulo Summit Premium se diferencia pelo terroir único. Isso acontece porque as azeitonas utilizadas nesse azeite são colhidas no ponto mais alto da fazenda, onde as plantas enfrentam cerca de 2 mil horas de frio abaixo de 10 ºC e períodos prolongados de seca. Consequentemente, essas condições naturais favorecem a produção de um azeite equilibrado e de sabor marcante.

O destaque no Olio Nuovo Days

Além do Mantikir Grappolo, outro azeite brasileiro foi premiado na mesma competição. O Azeite Monasto, também produzido em Maria da Fé, recebeu a medalha Premium de Ouro graças ao seu blend de Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Coratina e Picual.