Balcão histórico reabre e reforça trajetória de Elisa, pioneira na gestão de bares no espaço
Após modernização, bar preserva identidade construída em 53 anos e reafirma vínculos com o público
Bar da Lora voltou a funcionar no Mercado Central de BH no dia 11 de novembro, após 30 dias fechado para reforma.
A reabertura marcou a atualização de um dos pontos mais conhecidos do mercado e reforçou a trajetória de Elisa, que assumiu o balcão criado pelo pai há mais de cinco décadas e se tornou a primeira mulher a gerir um bar no local.
A história do bar acompanha a trajetória pessoal de Elisa. Ela cresceu entre os corredores do mercado e, anos depois, deixou uma carreira administrativa para assumir o negócio da família.
Na época, já conciliava maternidade e trabalho — e viu no balcão uma forma de seguir o legado do pai e reorganizar a própria vida profissional.
Ao assumir o bar, enfrentou a rotina intensa do mercado e pressões comuns a mulheres que ocupam espaços historicamente masculinos.
Com o tempo, o bar ampliou sua presença para outros pontos de Belo Horizonte. As unidades da Savassi e da Praça Raul Soares reforçaram a expansão da marca, mas a casa original permaneceu como referência simbólica.
A necessidade de reforma surgiu da limitação física do espaço original, de 16 metros quadrados, e da intenção de melhorar o fluxo interno.
A intervenção ficou sob responsabilidade das arquitetas Thais Barçantes e Rafaella Martineli, que receberam a tarefa de atualizar o ambiente sem romper com sua identidade acumulada ao longo de cinco décadas.