Gastronomia

Boteco Fest estreia no Mercado de Santa Tereza com tira-gostos e artesanato

Evento ocupa espaço tradicional da Região Leste neste sábado e domingo (14 e 15)


Créditos da imagem: Renata Coimbra/Divulgação
Curadoria do festival promete seleção de petiscos clássicos, que representam culinária de boteco

Redação Sou BH

|
12/12/24 às 19:02
compartilhe

Um dos bairros mais queridos de Belo Horizonte recebe, neste sábado e domingo (14 e 15 de dezembro), a primeira edição do Boteco Fest. O evento acontece das 10h às 18h na Feira do Mercado de Santa Tereza (Rua Mármore, 154 – Santa Tereza), com entrada gratuita, e promete reunir pratos típicos de boteco, além de uma variedade de produtos de artesanato e moda.

Com mais de 30 barracas de alimentação, o festival oferece clássicos da culinária mineira, como carne de sol de Montes Claros, almôndegas recheadas, queijo com linguiça e bolinhos de canjiquinha. Também estarão disponíveis opções como pastel de angu, moelinha, quiabo empanado, bolovo e coxinhas de frango com parmesão.

Estrutura completa e atrações

Além da gastronomia, o Boteco Fest terá espaço coberto, área kids com brinquedos para as crianças e será pet-friendly, permitindo a presença de animais em áreas específicas. A proposta é oferecer uma experiência confortável e inclusiva para toda a família.

Segundo Raquel Bicalho, curadora do evento, o festival é uma oportunidade de vivenciar a essência dos bares de Belo Horizonte em um único local. “A vantagem é que ao invés de fazer um tour por vários estabelecimentos, é possível experimentar vários pratos tradicionais de butequim e da comida mineira no mesmo lugar”, explica.

Economia criativa e compras de Natal

Além das opções gastronômicas, o evento contará com mais de 40 expositores de artesanato, acessórios, roupas, plantas e outros produtos. A proposta é impulsionar a economia criativa e dar visibilidade aos pequenos produtores da região.

“Queremos não somente valorizar as cozinhas de Minas, mas também criar oportunidades para os artesãos locais. Os visitantes poderão aproveitar para adiantar as compras de Natal, encontrando presentes únicos para o tradicional amigo oculto”, afirma a curadora.