FecharX

Brocojó: iguaria típica do Santuário do Caraça conquista visitantes

O pão encanta os turistas não só pelo sabor, mas por sua herança cultural e gastronômica proveniente da região



Créditos da imagem: Reprodução
Main zzzzzz
Redação Sou BH
26/10/20 às 01:20
Atualizado em 26/10/20 às 01:20

Destino certo para quem procura contato com a natureza e tranquilidade, o Santuário do Caraça oferece muito mais do que as suas belezas naturais e toda a sua riqueza histórica. As maravilhas culinárias são uma atração à parte para o turista e uma das iguarias que mais chama a atenção é o Brocojó, pão produzido na cozinha de uma padaria regional e que virou marca registrada do local, não só pelo sabor, mas também por sua herança cultural e gastronômica.

O paõzinho é uma receita que mistura farinha, muitos ovos e alguns segredos. De acordo com o gerente geral do Santuário do Caraça, Márcio Mol, o Brocojó é uma adaptação do brioche francês, ajustada aos temperos e ingredientes da região. “O sabor incomparável, a casca crocante e o aspecto rústico são características marcantes do pão feito com fermentação totalmente natural. A iguaria atravessou gerações seguindo o mesmo modo de se fazer de antigamente”, destaca o gerente.

Além desse pão tradicional, o Santuário do Caraça também oferece aos seus visitantes outras receitas clássicas e originais, como o Pudim de Gabinete, o Pão de Ora-pro-nobis, além de doces diversos, queijos e fermentados, incluindo o histórico Hidromel.

Quem quiser conhecer e deliciar-se com todos esses tesouros gastronômicos, o complexo funciona todos os dias da semana, das 8h às 17h, para visitação e 24 horas para hospedagens previamente agendadas.