Gastronomia

Cachaça de MG ganha prêmio inédito em concurso francês

Produzida em Felixlândia com cultivo orgânico e envelhecimento em amburana, Flor das Gerais Dorna Única se destacou entre bebidas de 18 países em concurso internacional


Créditos da imagem: Victor Schwaner
Homem segurando bebida Flor das Gerais, feita com produção familiar e certificação orgânica desde 2009, foi reconhecida entre os melhores destilados sustentáveis do mundo

Ana Clara Parreiras

|
21/05/25 às 16:00 - Atualizado em 21/05/25 às 16:55
compartilhe

Uma cachaça produzida no interior de Minas Gerais acaba de ganhar destaque no cenário mundial. A Flor das Gerais Dorna Única, envelhecida por quatro anos em amburana, recebeu medalha de ouro no International Organic Products Competition, concurso francês que premia bebidas com excelência sensorial e práticas sustentáveis.

Leia também

Produzida em Felixlândia, na região Central do estado, a bebida concorreu com outras 500 inscritas, de 18 países. Entre os 56 destilados avaliados, apenas 13 foram premiados. Para o engenheiro agrônomo Daniel Duarte, responsável técnico da marca, o prêmio coroa um projeto iniciado há mais de 20 anos, com a transição do cultivo tradicional para o orgânico.

Linha especial com foco em safras limitadas

A Dorna Única é o primeiro rótulo de uma linha extra premium lançada em 2021. No mesmo ano, a bebida conquistou quatro prêmios nacionais e internacionais. A linha conta ainda com a cachaça Reserva – Porto Douro, envelhecida por 10 anos em barris de carvalho europeu que armazenaram vinho do Porto, e um terceiro rótulo previsto para 2028/2029.

A ideia é dialogar com um público que valoriza bebidas artesanais, de produção limitada e com rastreabilidade.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

A história da Flor das Gerais atravessa quatro gerações. Fundada pela família Duarte, a produção acontece na Fazenda Mourões, onde ainda funciona um engenho de madeira construído em 1912 e tracionado por bois.

Minas Gerais lidera produção no Brasil

Dados do Anuário da Cachaça 2024 mostram que Minas Gerais concentra 504 das 1.217 cachaçarias registradas no país. O estado também lidera em quantidade de municípios com pelo menos um produtor da bebida: são 255 cidades, quase 30% do total.

BH aparece como o município com mais cachaças registradas no país: 336 rótulos. Salinas, Alto Rio Doce, Rio Espera e Córrego Fundo também figuram entre os principais polos.