FecharX

Cerimônia do Prêmio Cumbucca de Gastronomia celebra o melhor do setor em Minas

Noite de premiação destaca profissionais, estabelecimentos e iniciativas



Créditos da imagem: JP Lima/Francisco Dumont/Divulgação
Main premio cumbucca noite premiacao palacio artes
Votação popular foi decisiva na escolha de bares, restaurantes, lanchonetes e outras casas que são destaque em Minas
Redação Sou BH
16/11/23 às 17:39
Atualizado em 16/11/23 às 17:39

Sob a proposta de abraçar a gastronomia mineira em sua amplitude e pluralidade, o Prêmio Cumbucca de Gastronomia faz sua noite de premiação nesta terça-feira (21/11), a partir das 18h20 no Palácio das Artes. Restrita para convidados, a cerimônia apresentará os vencedores em 50 categorias que avaliaram cerca de 700 estabelecimentos na capital e região metropolitana – a maior parte dos prêmios contou com votação do público. A iniciativa, uma realização da plataforma de jornalismo gastronômico e turístico Cumbucca, vai celebrar os talentos de profissionais como chefs, garçons e maîtres, além de valorizar propostas, conceitos e gestões de estabelecimentos como restaurantes, bares, docerias, lanchonetes e cafés.

O Prêmio Cumbucca abraça a identidade gastronômica de Minas e valoriza o mercado ao apontar novas referências para o setor, além de estimular o progresso do trabalho de quem se vê contemplado com um troféu. Em alguns casos, pela primeira vez. "Foi importante contarmos com o voto do público para que chegássemos a premiar quem sempre fez por merecer, mas nunca havia sido premiado antes. Esse tipo de reconhecimento é um brinde à resiliência e ao espírito criativo que alimentam a gastronomia mineira e também um combustível para profissionais e motiva o setor a crescer em conjunto. Apostamos na união como um dos pilares para o promissor caminho que nossa gastronomia tem construído", observa o produtor cultural Marcelo Wanderley, diretor-geral da Cumbucca e realizador do prêmio.

A escolha dos vencedores ainda envolve júri especializado com 30 convidados entre jornalistas, influenciadores, formadores de opinião e personalidades do meio gastronômico, cuja avaliação somou-se à do voto popular na maior parte das modalidades sob auditoria da empresa Track.Co.

Divididas em cinco trilhas de votação, as indicações do prêmio convidavam a opinar em temas relacionados a bares, outros aspectos ligados a restaurantes, avaliações sobre casas de doces e lanchonetes, votos exclusivamente populares como os de torresmo, salgado e influenciador, além das premiações fora da rota – que incluem distinções como ícone de BH, novidade do ano, pão de queijo e PF. A abertura de 50 categorias fez do Cumbucca o prêmio gastronômico mais amplo de Minas Gerais – e não por acaso: o desafio era dar conta da pluralidade que a comida mineira representa, com sua mistura de tradição e inovação.

"Antes de abrirmos as votações para o público, trabalhamos no mapeamento meticuloso de aproximadamente 700 estabelecimentos, cada um representando um universo próprio de sabor, tradição, inovação e paixão pela boa mesa. Isso foi feito para garantir que nosso olhar fosse tão amplo quanto a atual cena gastronômica mineira", comenta o jornalista Rafael Rocha, que responde pela curadoria do prêmio. 

Além de escolher entre os selecionados, cada votante tinha a liberdade de indicar qualquer nome fora da lista nas categorias abertas à eleição popular. Entre os prêmios com escolha da curadoria, também foram avaliadas iniciativas na capital e no interior ligadas ao fomento do setor – como preservação da gastronomia enquanto patrimônio cultural, ações que prezam pela diversidade e valorizem a economia criativa, além de políticas públicas ligadas ao turismo gastronômico e à manutenção da cultura alimentar mineira.

Cerimônia de entrega do Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Terça-feira (21/11) das 18h20 às 23h no Palácio das Artes
Evento restrito para convidados
Confira mais sobre o prêmio e a plataforma Cumbucca no site