FecharX

Cervejaria Albanos tem cerveja eleita a melhor do mundo no World Beer Awards

'Albanos Accidentally Sour – Brown" levou o ouro na categoria Sour & Wild Beer Oud Bruin no concurso realizado em Londres



Créditos da imagem: Thiago Henrique
Main albanos   thiago henrique prancheta 1
A Albanos Life Lager está disponível à venda no e-commerce da marca, no Albanos Hub Cervejeiro e em diversos pontos de venda na cidade. Já os rótulos Albanos Accidentally Sour foram edições especiais limitadas e, em breve, também estarão à venda
Redação Sou BH
14/09/21 às 13:32
Atualizado em 14/09/21 às 15:59

O World Beer Awards, um dos mais importantes concursos cervejeiros do mundo, escolheu a Albanos Accidentally Sour – Brown, da Cervejaria Albanos, como a melhor cerveja do mundo, na categoria Sour & Wild Beer Oud Bruin. O concurso foi realizado em Londres, na Inglaterra, no último dia 9 de setembro.

“Receber este prêmio é um reconhecimento do trabalho que toda a equipe que a Cervejaria Albanos vem desempenhando desde que criamos um espaço para experiências, o Hub Cervejeiro, em 2018. Lá pesquisamos tendências, fazemos testes e agora o resultado está mais que comprovado. É uma grande honra trazer essa medalha para uma cerveja mineira”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor da cervejaria.

A Albanos Albanos Accidentally Sour – Brown também foi medalha de prata na categoria Sour & Wild Beer Flanders Red Ale. Outros rótulos da cervejaria também foram premiados, como a Life Lager, que ficou com o terceiro lugar na categoria Lager Light e a Accidentally Sour - Pumpkin, também medalha de bronze na categoria Flavoured Wild/Sour.

A Albanos Life Lager está disponível à venda no e-commerce da marca, no Albanos Hub Cervejeiro e em diversos pontos de venda na cidade. Já os rótulos Albanos Accidentally Sour foram edições especiais limitadas e, em breve, também estarão à venda.

Sobre os rótulos premiados

A série Accidentaly Sour é um projeto que nasceu junto com no Hub Cervejeiro com a vontade de utilizar barricas de madeira no processo. “Neste caso utilizamos a base de dois rótulos nossos - a nossa Brown Ale, cerveja de linha e a Sazonal Pumpkin Ale - passaram por barricas de carvalho por 90 dias, o que adiciona um toque de complexidade a mais na cerveja: uma leve acidez permite destacar aromas e sabores das culturas ‘selvagens’ da madeira utilizada”, comenta o mestre cervejeiro Pablo Carvalho.

A Accidentaly Sour Brown - eleita a melhor do mundo na categoria “oud bruin” e também prata na categoria Flanders Red Ale - traz uma complexa, porém agradável, combinação de aromas de frutas escuras, como ameixa, passas e um perfil bastante maltado. Sua leve acidez, vinda da barrica de madeira, completa o conjunto deixando-a extremamente equilibrada.

Já a Accidentaly Sour Pumpkin - vencedora de bronze na categoria Flavoured/Wild Sour – tem uma acidez marcante, colocando a abóbora utilizada evidência e destacando levemente também as especiarias utilizadas na receita. Percebe-se uma forte caraterística de malte e os típico aromas das culturas selvagens.

A Life Lager, medalha de bronze, na categoria Lager/Light, foi uma cerveja criada para ser extremamente leve. Mas isso não faz dela uma cerveja sem aroma e sabor. Foi usada uma tecnologia no processo de produção na qual conseguimos fazer uma cerveja Zero Açúcar, Zero carboidrato e de baixa caloria 34 kCal/100ml. Em sua fase final de maturação, foi realizado o Dry Hopping, ou seja, a adição de lúpulos na maturação para potencializar o sabor e aroma da cerveja, que trazem para a cerveja aromas florais. Seu corpo seco, e o baixo teor alcoólico a torna extremamente fácil de beber.