FecharX

Que tal celebrar o dia da Coxinha com vários sabores do quitute?

Em BH, a terra natal da coxinha de catupiry, tem diferentes locais para você aproveitar essa delícia



Créditos da imagem: Banco de Imagens/Shutterstock
Main 123214 shutterstock 168520376
Redação Sou BH
18/05/16 às 14:10
Atualizado em 16/05/19 às 22:39

Pão de queijo, feijão tropeiro, doce de leite... Não há dúvidas da qualidade das iguarias que Minas Gerais ofereceu à culinária nacional. Mas um saboroso quitute, muito famoso em todo o Brasil, quase passa despercebido como mais uma delícia da cozinha mineira: a coxinha de catupiry. No dia 18 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Coxinha e vamos contar como essa preciosidade surgiu.

A tradicional coxinha de frango é antiga e não há registros concretos sobre quem a inventou. No entanto, a versão 'turbinada' com catupiry é 100% belo-horizontina. A invenção surgiu na década de 1970, nas mãos de Thereza de Oliveira, que era dona da Doce Docê, doceria que, na época, ficava na Avenida Afonso Pena.

Na busca incansável por aperfeiçoar receitas, Thereza teve a ideia de acrescentar requeijão à tradicional coxinha de frango. O resultado, você já pode imaginar. A lanchonete virou um sucesso em Belo Horizonte e, mais de 40 anos depois, a coxinha de catupiry consolidou-se como um verdadeiro fenômeno nacional.

E o Sou BH selecionou algumas opções de lugares para comer a saborosa coxinha em Belo Horizonte. Não importa se é grande ou pequena, se é de frango, camarão ou carne de sol, se tem ou não catupiry. A regra é celebrar a data e saborear essa delícia!

Opções de coxinhas em BH:

Doce Docê
Coxinhas de frango, frango com catupiry e camarão
Rua Orozimbo Nonato, 215, loja 4 - Vila da Serra

Boca do Forno
Coxinhas de frango, camarão e aipim com carne de sol
Confira os endereços

Só Coxinhas
Diversas opções de coxinhas de catupiry
Av. Afonso Pena, 4170 - Anchieta

Zé Coxinha
Diversas opções de mini-coxinhas no copo
Confira os endereços

Empório Vila Árabe
Diversas opções de coxinhas.
Confira os endereços