FecharX

Jantar a dois: confira restaurantes românticos para um date inesquecível em BH

Pratos memoráveis, vinhos de qualidade e decorações aconchegantes fazem noites especiais na capital



Créditos da imagem: O Conde/Divulgação
Main o conde
Para um casal, jantar romântico pode ser ponto de partida ou marca de comemoração
Redação Sou BH
06/06/21 às 10:13
Atualizado em 21/03/23 às 17:25

Um encontro a dois pode ser completamente influenciado pelo jantar, para o bem ou para o mal. Olho no olho, conversando ao pé do ouvido, casais se espalham pelos restaurantes da capital em busca de noites memoráveis, que podem ser o começo de belas histórias ou a celebração de até onde elas já chegaram. SouBH reuniu alguns dos lugares mais interessantes na cidade para viver jantares românticos, com pratos marcantes e ambientes aconchegantes. Você só precisa se preocupar em fazer a noite valer a pena.


AA Wine Experience 
Rua Curitiba, 2102 - Lourdes | (31) 2552-1740 | Instagram
Um salão luxuoso como o do AA Wine, iluminado por lustres e cercado por paredes de vidro, pode ser o cenário perfeito para o encontro a dois. Se o casal for apaixonado por vinho, então... Este é definitivamente o lugar para enófilos em BH, com uma adega que comporta mais de 3000 rótulos. O menu tem pratos da culinária internacional, baseados em peixe, carne e massas. Destaque para as medalhas de filet mignon ao molho de jabuticaba artesanal, acompanhado por mousseline de batatas ao queijo Minas defumado e bacon. Na dúvida, peça dicas de harmonização e encontre o vinho ideal para embalar a noite do casal.


Birosca S2 
Rua Silvianópolis, 483 - Santa Tereza | (31) 99957-7267 (Whatsapp) | Instagram 
De espaço intimista, para sentar pertinho e se olhar nos olhos, o Birosca ocupa um casarão antigo daqueles que são a cara de Santa Tereza, e que também funciona como cenário perfeito para um date. O cardápio ajuda muito na conquista, se for preciso: nas palavras da chef Bruna Martins, o Birosca é lugar de "comida mineira, feminina e autoral". Inspirada na culinária do estado e no ambiente acolhedor das casas de vó, ela criou um menu que carrega sabores clássicos da cozinha mineira a um novo horizonte – com destaque para o menu 'Bodas de Fubá', que celebra os 10 anos do restaurante e reúne pratos inspirados em antigos livros de receitas, como aqueles que são tradição de família. 

Glouton
Rua Bárbara Heliodora, 59 - Lourdes | (31) 3292-4237 | Instagram, site oficial (reservas)  
Comandado por um dos chefs mais renomados e premiados do país, o Glouton Restaurante investe em produtos da cozinha mineira e brasileira como ponto de partida para uma viagem gastronômica apoiada em técnicas e repertórios sofisticados. Léo Paixão uniu a inspiração nos sabores da roça de Minas à técnica em alta gastronomia francesa para criar um menu degustação autoral com snacks, entrada, dois pratos principais e sobremesa, além de criações fascinantes no menu a la carte como o pirarucu com creme de amendoim, banana, palmito e tucupi, ou o nhoque romano com salteado de cogumelos e ora-pro-nobis. O ambiente com decoração refinada é ideal para celebrar ocasiões muito especiais a dois.


Gastrô Hub
Av. do Contorno, 4667 - Serra | (31) 2527-5858 (Whatsapp) | Instagram 
Em um charmoso ambiente no bairro Serra, na Região Centro-Sul da capital, o Gastrô Hub proporciona encontro único entre cozinha ocidental e oriental, com pratos da culinária brasileira, italiana, chinesa e japonesa. O ambiente, com decoração intimista que tende para o romântico, já foi cenário para diversos pedidos de casamento. Às quintas-feiras, o jantar a dois pode ser transformado em uma experiência gastronômica ainda mais ampla com o menu degustação de culinária japonesa, que na casa leva assinatura do Umai Sushi Bar. O menu em 5 etapas sai a R$ 109 por pessoa.

O Conde
Rua Conde de Linhares, 345 - Cidade Jardim | (31) 2531-6964 | Instagram 
Oferece experiência gastronômica moderna em ambientação inspirada pela realeza que veio ao Brasil no Século XIX – aqui representada pela figura do Conde de Linhares, morador da capital mineira. Com decoração e paisagismo clássicos no coração do Cidade Jardim, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, é uma aposta certeira para quem quer surpreender no Dia dos Namorados. Dedicado à cozinha internacional, traz cardápio variado com entradas, massas, risotos, pratos principais e sobremesas, além de uma carta de vinho com rótulos de vários países. Destaque para o magret de pato, com um toque floral na decoração, e para as sobremesas de apresentação impecável como a gota de chocolate trufada com crocante de amêndoas e frutas vermelhas.

Taste Vin
Rua Curitiba 2105 - Lourdes | (31) 3292-5423 | Instagram, site oficial 
Para quem acha tudo mais romântico com um toque de francês, o menu do Taste Vin reúne pratos clássicos de peixe, frutos do mar, aves e coelho em preparações tradicionais do país europeu. Especialista em soufflé, é um dos restaurantes de culinária francesa mais antigos de Belo Horizonte e por muito tempo foi a única casa a oferecer o prato. Atualmente são treze sabores de suflês, assinados pelo chef Rodrigo A. Fonseca – destaque para os de queijo da serra do salitre curado com pimenta dedo-de-moça e o de surubim defumado com queijo gruyère, batizado de 'Mineiro'. A decoração equilibra elementos de França e Minas em um ambiente aconchegante, ideal para jantares a dois.


Paradiso
Rua Leopoldina, 347 - Santo Antônio | (31) 3318-6813 | Instagram 
Só a casa da década de 1960 localizada no bairro Santo Antônio, com diferentes ambientes, área externa com árvores frutíferas de jabuticaba, pitanga e graviola, já arranca suspiros em qualquer casal. O cardápio, então, é a consolidação do melhor romance com a cozinha. Entre os destaque do Paradiso estão uma variada carta de vinhos, pratos inspirados na cozinha francesa e italiana, carnes, frutos do mar, massas, risotos e molhos. As sobremesas delicadamente decoradas também impressionam em uma noite romântica.


Topo do Mundo 
Rua Senador Milton Campos, 145, Nova Lima | (31) 99371-0234 | Instagram 
Com uma das vistas mais privilegiadas de BH, o Topo do Mundo ocupa o alto da Torre Alta Vila, em Nova Lima, Região Metropolitana da capital. A visão panorâmica da cidade, com seus prédios em destaque e as serras ao fundo, tem embalado encontros românticos desde a abertura da casa em 2013. O menu tem pratos clássicos e uma carta de vinhos bem extensa. Aberto de terça a sexta-feira a partir das 17h e nos fins de semana ao meio-dia, o Topo também é lugar perfeito para acompanhar aquele pôr-do-sol que enche os olhos e inspira declarações de amor.


Gero 
Rua São Paulo, 2.320 - Lourdes | (31) 3500-8970 | site oficial 
Dos mesmos proprietários da rede Fasano, o Gero é um restaurante de luxo que ocupa o primeiro andar do hotel em Lourdes. O cardápio coloca em destaque a comida italiana, com massas clássicas, pratos a base de carne e frutos do mar. O ambiente elegante está a altura dos hotéis cinco estrelas, o que também se reflete nos preços – mas para quem busca um date que fique marcado na memória, pode ser uma opção difícil de superar.