FecharX

Diversidade da culinária mineira é homenageada no 14º Festival Bar em Bar

Bares participantes prepararam pratos com ingredientes típicos das 10 regiões de Minas para homenagear o estado que, em dezembro, completa 300 anos



Créditos da imagem: Agosto Butiquim/ Divulgação
Main agosto butiquim
Redação Sou BH
18/10/20 às 17:41
Atualizado em 18/10/20 às 17:41

Que a culinária mineira é reconhecida para além das fronteiras nacionais, não restam dúvidas. Diferentes tipos de queijos, cafés e delícias como o tropeiro, frango com quiabo e leitão à pururuca são verdadeiros ícones da nossa cozinha.

E para celebrar toda a diversidade da comida na terra do “uai”, e ao mesmo tempo homenagear os 300 anos do estado, que serão completados em 2 de dezembro, o 14º Festival Bar em Bar, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-MG) faz um tour gastronômico pelas 10 regiões de Minas Gerais.

 O circuito reúne, entre os dias 14 e 31 de outubro, 10 bares de Belo Horizonte que juntos prepararam pratos com ingredientes típicos de cada região.

A novidade da edição atual fica por conta das vendas, que serão inteiramente por delivery ou take-away – modalidade na qual o cliente encomenda o prato pelo telefone e retira no estabelecimento.

Um dos participantes, o Agosto Butiquim, no Prado, região noroeste de BH, vai oferecer o Palmito da Mata, em homenagem ao palmito brejaúba, encontrado em grandes touceiras de espinhos, nas encostas das serras de Muriaé, Leopoldina, Cataguases e demais regiões da Zona da Mata mineira. A porção vem com um palmito pupunha fresco, assado e grelhado com pimenta do reino e zás de limão. Acompanha ainda pesto refrescante de coentro.

Um Picolé de Costelinha ao Barbecue de Pequi é a aposta do Eu Q Fiz, bar do bairro Sagrada Família. A iguaria, que leva picolé de costela suína com pele, molho barbecue de pequi, purê de mandioca, farofa crocante de panko e cebola caramelizada com coco e banana da terra, remonta às cozinhas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Além dos bares citados, os outros estabelecimentos que fazem parte da edição, são: Assacabrasa; Barção Moreira; Paracone; Chef Tulio International Butiquim; Jângal; Jeremias Arte Bar; Köbes Bar; e Bar Ideal.

Para conferir o cardápio completo, preços e taxas de entrega, basta acessar os aplicativos de delivery – Ifood; 99Food; Rappi; Uber Eats; e Meep food , e selecionar o bar desejado.



Créditos: Eu Q fiz/ Divulgação